Acredito que o cristão deveria defender os principios da palavra de Deus, a sã doutrina. Toda doutrina de uma igreja deveria estar rigorosamente em harmonia com a sã doutrina biblia, mas como isso não acontece então há discussões quase que intermináveis, algumas que já duram séculos. Há diversos e diversos tipos de igrejas e doutrinas, e na sua grande maioria mais baseadas nas interpretações pessoais e da sabedoria do homem do que baseada na sã doutrina da palavra de Deus.
O Cristão deve zelar pela Palavra de Deus. Quanto à denominação à que pertence, entendo que não deve se manifestar, até porque todos estão sujeitos à crítica e a discordância.
Da mesma forma que discordam de religião A ou B, orientação sexual A ou B, time de futebol A ou B; também nossas denominações estão sujeitas às criticas como quaisquer organizações, preferências e pensamentos.
Penso que a Igreja de Jesus é ao mesmo tempo uma igreja invisível que se estende a volta do mundo sendo constituída por todos os cristãos em todos os tempo e também é local e visível, constituída por nossa comunidade de fé e a esta não devemos abandonar, porque está escrito : “Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.“ Hb 10.25.
Nós devemos defender nossa denominação no que tange a acusações injustificadas, porém não devemos e nem podemos defende-la quando existem fatos concretos contra ela, pois, não podemos encobrir e nem maquiar os seus erros.
Mas acima da defesa de qualquer denominação o cristão deve estar pronto para testemunhar e explicar a razão de sua esperança, conforme está escrito em 1 Pe 3.25: “ Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós. “.
Concordo totalmente com todas as respostas, com exceção da última:
Acredito que o cristão deve seguir Jesus e adorar a Deus ( Mateus 4:10 )
-----------------------------------------------------------------------------
O Cristão deve defender a causa de Cristo, e não uma falha denominação. Deve sempre ver nas outras denominações futuros cristãos que podem amadurecer juntos na mentalidade de Jesus. Veja como isso é claro na carta de Paulo ( 1 Coríntios 9 ):
19 Pois, embora eu esteja livre de todos, fiz-me escravo de todos, para ganhar o máximo [número deles].
20 E, assim, para os judeus tornei-me como judeu, para ganhar judeus; para os debaixo de lei tornei-me como debaixo de lei, embora eu mesmo não estivesse debaixo de lei, para ganhar os debaixo de lei.
21 Para os sem lei tornei-me como sem lei, embora eu não estivesse sem lei para com Deus, mas [estivesse] debaixo de lei para com Cristo, para ganhar os sem lei.
22 Para os fracos tornei-me fraco, para ganhar os fracos. Tornei-me todas as coisas para pessoas de toda sorte, para de todos os modos salvar alguns.
23 Mas, faço todas as coisas pela causa das boas novas, para tornar-me compartilhador delas com [outros].
Meu caro poetambra! Vc falou uma coisa que é muito importante,mas que as vezes é muito cruel.Vejo que entre os evangélicos existe muito disso.Cada um acha que a sua igreja tem o modelo melhor do que a do outro.Porisso tantas igrejas evangélicas.Eu não entendo,vcs não seguem a mesma coisa? Eu penso que se derrepente vcs se unissem mais,a gente ia entender melhor o que vcs pregam.Isso não é uma crítica,eu acho que é bom ter várias formas de se cultuar,mas não acho legal vcs mesmos ficarem se criticando.Afinal de contas o que importa, creio eu, não é a igreja e sim quem criou a igreja,vcs não acham?
lenio,tenho que concordar com vc,mas diferente do que as pessoas não evangélicas pensam,nós não somos perfeitos.Tds temos limitações,defeitos,erros,pecados.Realmente Jesus Cristo não veio pregar religião e muito menos doutrina e costumes de denominações,mas as vezes deixamos o nosso “eu“ falar mais forte.Mas a palavra de Deus,a bíblia sagrada,diz que o Senhor veio para os que estão enfermos,e nós estamos na igreja para sermos sarados,e as vezes isso demora um pouco,mas não é pq não concordamos com o ponto de vista de alguns irmãos,que nos tornamos inimigos. Agora, para entender o que pregamos, muitas vezes depende do modo com que se quer ouvir.Deixe que Deus fale ao teu coração.Use a nossa voz apenas como se fosse um aparelho telefônico.Vc vai entender o que Deus quer te falar.
Quarta, 05 de Janeiro de 2011 20:58
Conteúdo liberado apenas para usuários cadastrados no site