Cadastre-se Grátis  |  Esqueci a senha
login:   senha:  

magnoni10

Nível 7

Qual a diferença entre ter temor e medo de Deus?

Uma pessoa me perguntou sobre se temor é igual ter medo de Deus. Respondi a ela que para o descrente, temer a Deus é temer o julgamento de Deus e a morte eterna, que é separação eterna de Deus (Lucas 12:5; Hebreus 10:31). Para o crente, temer a Deus é algo muito diferente. O temor do crente é reverência a Deus.

E sobre o medo, ela menciona dois tipos: o primeiro tipo é benéfico e deve ser encorajado. O segundo tipo é um detrimento e não só deve ser desencorajado, como também superado.

Os irmãos tem uma outra explicação para esta diferença?

--
Magnoni
Categoria: Bíblia  |  1578 visualizações |  10 respostas  
Domingo, 28 de Abril de 2013 13:39  | Compartilhe esse link:

10 respostas para este tópico

evertonchemp

Nível 7
Eu entendo que temor é respeito... Um reconhecimento que existe Alguém que está acima de nós. E medo... Bem, não sei o que essa pessoa quis dizer com medo benéfico e medo “maléfico“... Mas pra mim medo é medo... E não acho lógico sentir medo de um Deus que nos ama tanto ao ponto de morrer em nosso lugar!
Domingo, 28 de Abril de 2013 15:39 
necessitada respondeu:

Evertonchemp,

Não fui eu que tive esta conversa com o irmão Magnoni, mas acho que o que a pessoa quis dizer com medo benéfico como aquele que nos impede de fazermos coisas ruins justamente por termos medo. Pelo que eu entendi seria como alguém que busca a Deus por medo de ir para o inferno.
Domingo, 28 de Abril de 2013 17:45 

necessitada

Nível 14
Magnoni,

Eu fui procurar uma definição de temor no dicionário:

te.mor
sm (lat timore) 1 Ato ou efeito de temer; medo, susto. 2 Receio bem fundado de um mal ou de um perigo que pode sobrevir no futuro. 3 Medo acompanhado de respeito: Temor de Deus. 4 Sentimento de respeito ou reverência. 5 Pessoa ou coisa que causa medo. 6 Dir Queda brusca e invencível do ânimo, diante do risco ou ameaça de um mal iminente. 7 Pontualidade. 8 Escrúpulo, zelo.

Fonte: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/definicao/temor%20_1053140.html

Eu creio que a diferença encontra-se nas definições número 3 e na número 4. Enquanto muita gente confunde o temor a Deus com um medo acompanhado de respeito eu acho que devemos almejar ter um temor no sentido de respeito ou reverência.

Que tenhamos o temor certo a Deus!
Domingo, 28 de Abril de 2013 17:51 

adotados

Nível 9
Creio também como alguns disseram aqui:

TEMOR nesta situação significa respeito, significa zelo pelos ensinamentos de pelos mandamentos de Deus.

MEDO nesta situação significa, por exemplo, aquilo que acontece quando temos no trabalho um chefe autoritário daqueles que todo mundo foge de sua presença, levando em conta aquele dito popular QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO. Deus não quer que as pessoas fujam de medo dEle. Deus quer proximidade conosco. Deus quer que vejamos ele como um Deus amoroso.
Segunda, 29 de Abril de 2013 09:01 

magnoni10

Nível 7
A Bíblia, ela menciona dois tipos de medo meus irmãos. O primeiro tipo de medo é o temor de Deus. Esse tipo de medo não é necessariamente um medo que significa ter medo de algo. Ao invés disso, é um temor respeitoso de Deus; uma reverência pelo Seu poder e glória. Esse tipo de medo também é um respeito adequado à Sua ira. Em outras palavras, é um reconhecimento total de tudo que Deus é através de um conhecimento mais profundo d“Ele e dos Seus atributos. Temor de Deus traz consigo muitas bençãos e benefícios. Salmo 111:10 diz: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; têm bom entendimento todos os que cumprem os seus preceitos; o seu louvor subsiste para sempre”. Provérbios 1:7 diz: “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução”. Portanto, podemos ver como tanto a sabedoria quanto o conhecimento começam com o temor a Deus.

No entanto, o segundo tipo de medo mencionado na Bíblia não é bom e deve ser desencorajado e superado. Esse é o “espírito de medo” mencionado em 2 Timóteo 1:7, onde diz: “Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação”. Podemos ver desde o início que esse tipo de medo não vem de Deus.
No entanto, às vezes estamos com medo, às vezes esse “espírito de medo” vem sobre nós, e para ter vitória sobre esse sentimento, precisamos confiar e amar a Deus completamente. Primeiro João 4:18 nos diz: “No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor”. No entanto, ninguém é perfeito, e Deus sabe disso. Por isso Ele espalhou encorajamento contra o medo por toda a Bíblia. Começando com o livro de Gênesis e continuando até o livro de Apocalipse, Deus nos diz para não temer.
Segunda, 29 de Abril de 2013 13:53 

fernando2

Nível 24
Temor é o que, os que são filhos tem.
Medo é o que, os que não são filhos tem. . .
Segunda, 29 de Abril de 2013 16:57 

xsara33

Nível 5
Resposta: A Bíblia tem muito a dizer sobre o medo. Na verdade, ela menciona dois tipos de medo. O primeiro tipo é benéfico e deve ser encorajado. O segundo tipo é um detrimento e não só deve ser desencorajado, como também superado. O primeiro tipo de medo é o temor de Deus. Esse tipo de medo não é necessariamente um medo que significa ter medo de algo. Ao invés disso, é um temor respeitoso de Deus; uma reverência pelo Seu poder e glória. Esse tipo de medo também é um respeito adequado à Sua ira. Em outras palavras, é um reconhecimento total de tudo que Deus é através de um conhecimento mais profundo dEle e dos Seus atributos.

Temor de Deus traz consigo muitas bençãos e benefícios. Salmo 111:10 diz: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; têm bom entendimento todos os que cumprem os seus preceitos; o seu louvor subsiste para sempre”. Provérbios 1:7 diz: “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução”. Portanto, podemos ver como tanto a sabedoria quanto o conhecimento começam com o temor a Deus.
O crente teme á Deus, mas o diabo treme ...
Sábado, 11 de Maio de 2013 09:31 
arcolinofsneto respondeu:

No medo vejo império de angústias e desesperos por possibilidades de perdas ou seja iminências de sofrimentos por perdas enquanto no temor vejo uma reverencia afetiva num relacionamento da qual não deseja feri-la por escolhas pessoais sem relevarmos a quem merece de nós toda a consideração de tudo sobre as nossas vidas.
Sexta, 11 de Outubro de 2013 13:04 

Conteúdo liberado apenas para usuários cadastrados no site

Faça Login   ou   Cadastre-se Grátis  

Gospel 10 na Internet
Crie um tópico no Fórum

Newsletter
Receba as novidades do Gospel 10 periodicamente, diretamente em seu e-mail.

E-mail:

Atenção: Os conteúdos postados no site não revelam, necessariamente, a opinião do Gospel 10.
A maioria são enviados pelos usuários, que podem ter opiniões teológicas diferentes dos idealizadores deste site

Gospel10.com › Portal Evangélico Ajuda |  Política de privacidade |  Termos de uso |  Quem somos |  Fale conosco
 Gospel 10 › 2008-2014. v4. Todos os direitos reservados