em romanos 7:4 paulo diz que pelo corpo de Cristo estamos mortos para lei, para pertencermos a outro, daquele que ressucitou dentre os mortos, afim de darmos fruto para Deus.
e em 2 corintios 5: 16 paulo tambem nos adverte para que não conheçamos mais o cristo segundo a carne e nem a nós mesmos.
qual o seu entendimento sobre esse fato?
--
jesus não é objeto para que se aceite e sim um presento pra se receber.
“Assim que daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne, e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo agora já não o conhecemos deste modo“.
Conhecer segundo a carne seria o conhecimento natural e histórico de quem é Jesus, do que é o homem (muito do que é ensinado pela antropologia e religiões).
Temos um conhecimento superior que é aquele que o Pai nos revela (Mateus 11:27).
exatamente, o outro q a palavra diz é exatamente o cristo ressucitado a quem paulo diz ser imitador, ou seja o espiritual e não a carne de jesus de nazaré q era judeu, pois se dissermos q somos imitadores do cristo na carne, teremos tbm de imitar o judeu q estava cumprindo a lei, e com isso estaríamos desvalorizando a sua obra.
O apóstolo Paulo, simplesmente estava se referindo ao Cristo ressurreto.
Conforme relatou o irmão Ricgabriel, o conhecer segundo a carne éram os relatos históricos de Jesus quando por sua peregrinação pela terra. Embora ainda haviam algumas testemunhas oculares de Jesus na carne ainda vivas durante o ministério do apóstolo Paulo.
mas não é exatamente o q estão fazendo nos dias de hoje? por ex: mateus, marcos, lucas e joão são relatodos dos feitos de jesus de nazaré, mas muitos afirmam ser o novo testamento.
conhecer a história de cristo é uma coisa, agora tentar imitá-lo epla história é outra totalmente diferente. prq? prq jesus era judeu e praticou a lei dos judeus até cumpri-la.
paulo está sendo direto ai, ele diz para nos desligarmos da sua carne, ou seja, seguir lo em espirito, isto é áquele q ressucitou, e esse q ressucitou foi revelado ao apostolo paulo para obediencia por fé para todas as nações.
Você está dizendo que os Evangelhos não faz parte do novo testamento e que não são válidos para a igreja?
Ésta é de fato, uma questão delicada, pois são nos Evangelhos onde Jesus diz acerca da nova aliança. Como não pode ser novo testamento?
Jesus, na carne, de fato nasceu judeu, bem como o apóstolo Paulo, que, circuncidou Timóteo por causa dos judeus de Derbe e Listra. O mesmo apóstolo Paulo que fez um voto com mais quatro homens ao chegar à Jerusalém para mostrar que cumpria a Lei.
cumpria a lei não, mas tinha conhecimento dela, pois como um apostolo vai cumprir uma lei q ele mesmo ensina q pela lei nenhuma carne será justificada diante de Deus? e q os q estão debaixo da lei, estão debaixo de maldição?
agora, paulo nos ensina q um testamento não pode ser aberto enquanto vive o testador, se referindo a jesus de nazaré.
agora pense um pouquinho, paulo foi levado ao terceiro ceu em espirito e lá recebeu as revelações q nenhum homem havia recebido antes, revelações contidas em suas cartas.
será q é dificil perceber onde se encontra o novo testamento?
não precisa desvalorizar a história de jesus relatada pelos discipulos, mas paulo teve q apresentar a graça revelada a ele pelo ressurreto, onde não foi fácil, pois apenas pedro depois de muito tempo com paulo aceitou o q cristo tinha revelado a ele ( paulo ) em uma de suas cartas pedro diz q paulo diz coisas dificeis de compreender.
por isso não existe uma unidade cristã, pelo fato de não saber discernir os páctos de Deus.
mateus, marcos, lucas, joão e atos são relatos de Jesus ( história ) uteis para o bom discernimento entre lei e graça.
Leia Atos 21.21-24 e verá que Paulo de fato cumpriu a Lei.
Entretanto, o que o apóstolo Paulo recebeu do Senhor Jesus por revelação é nada mais nada menos que o próprio Evangelho, tanto é verdade que o próprio apóstolo afirma: “Recebi o Evangelho por revelação.“ - Ora, as palavras e ensinamentos de Jesus são a base para a doutrina do cristianismo. Não se fala em sã doutrina sem as palavras de Jesus. E onde encontramos suas palavras? Nos Evangelhos.
Se negamos a eficácia dos Evangelhos e de livros históricos como Atos, tendo-os apenas como base para estudos, estamos negando a veracidade e autenticidade das Escrituras.
Veja o que está escrito em Jo 20.31: Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que crendo, tenhais vida em seu nome.“
Esta passagem ressalta a suma importância dos quatro Evangelhos para o cristianismo e, evidentemente, derruba qualquer teoria acerca de presdestinação.
meu querido amigo, os evangelhos aos quais vc se refere, são nada mais nada menos do q relatos sobre a vida de jesus de nazaré, mas é óbvio q em sua caminhada Ele ( jesus ) trouxe tbm uma boa nova q não deixa de ser um evangelho, porém isso não quer dizer q seja o
novo testamento, pois ele ainda não havia morrido, no entanto o testamento ainda estava lacrado.
claro q naquele tempo, mateus, marcos, lucas, joão e os outros discipulos não tinham conhecimento desse testamento q havia de ser aberto mais tarde. tanto q numa certa vez, jesus de nazaré falando com os discipulos os disse: “Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.” João 16.12.
além do mais paulo observava a lei sim, mas antes de Cristo o chamar e revelar os mistérios q estavam ocultos desde a eternidade. pois Cristo o mandou anunciar para os judeus para q apostatassem da lei, isto é, se desligarem para viverem por fé em Cristo.
e tem mais, eu não estou de maneira alguma, negando a autencidade das Escrituras, mesmo prq eu não teria conhecimento da graça se primeiro não conhecer as escrituras, pois tudo está nela e por causa dela, eu sei oq é velho testamento e novo testamento.
no entanto, dizer q predestinação é teoria, é o mesmo q negar a autencidade da graça, pois está nitida tanto na graça quanto na lei.
Quando a Palavra diz que estávamos sob a guarda de um tutor, esse tutor é justamente a Lei, que de deixou de ser vigente com a promoção da graça através de Jesus Cristo. Já não havia mais necessidade de holocaustos, de sacerdotes para intermediar junto a Deus, pois em Cristo, houve livre acesso ao Pai, como consta nas Escrituras. Não éra Jesus em carne o tutor.
Quanto à Paulo, não há registros de que ele subiu até o terceiro céu, mas sim, está registrado que ele conheceu um homem, que, esses sim, fora arrebatado até o terceiro céu. Não há também registros do teor do contato que este homem obteve por lá, pois o próprio apóstolo relata que ele ouviu palavras que não nos é lícito referir.
Também não existe registro de que Paulo tentou convencer os demais apóstolos acerca de um novo evangelho, de uma nova graça que nem mesmo Jesus conhecia, assim sendo, são informações infundadas. Partindo do princípio que todos trabalhavam em unidade, Paulo, Pedro, Tiago, João e os demais cristãos da igreja primitiva. Prova dessa unidade está no Concílio de Jerusalém, relatado em Atos 15, onde Paulo e Barnabé se dirigiram, em Jerusalém, aos apóstolos para decidir como seria anúnciada a mensagem. Tomadas as decisões, saíram para anúnciar a Palavra segundo aquilo que fora atestado no concílio (vide At 16.4).
paulo também evidência a unidade do Corpo de Cristo, mencionando sua mensagem com a dos demais apóstolos: “Portanto, seja eu ou sejam eles, assim pregamos e assim crestes.“ (1Co 15.11)
Como pode Paulo alegar que seja ele ou os demais que assim pregaram e assim creram? Paulo mostra que a mensagem é a mesma, pois ele diz que “assim pregamos“, não diz eu preguei assim e eles pregaram outra mensagem. - O próprio Senhor Jesus disse que um reino dividido não pode subsistir, ou seja, como poderia então haver dois evangelhos?
Não podemos passar daquilo que está escrito, fazendo análizes em versículos de interpretação incerta devido serem de cunho espiritual.
Se não estiver escrito, não pode ser proclamado; se não tiver escrito, devemos ter o devido temor e respeitar o limite estabelecido por Deus, pois se Deus disse à João, na ilha de Patmos que selasse uma parte do que havia ouvido, e ele prontamente obedeceu.
Não se pode pregar a Palavra à partir daquilo que não está revelado nas Escrituras.
vou ter dá uma prova biblica q paulo não pregava oq os outros pregavam.
galatas 1:11 rmãos, quero que saibam que o evangelho por mim anunciado não é de origem humana.
Não o recebi de pessoa alguma nem me foi ele ensinado; pelo contrário, eu o recebi de Jesus Cristo por revelação.
Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho
que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo.
q outro evangelho é esse q paulo esta falando? o da cincuncisão, o evangelho q escraviza, e dá méritos ao homem por está sempre procurando justiça através das obras.
dê uma olhadinha nos relatos de mateus, marcos, lucas, joão e até mesmo em atos quando paulo praticou alguns ritos judaicos. com as cartas de paulo ( o evangelho eterno )
Quando o apóstolo Paulo fez esta indagação aos gálatas, não estava combatendo o evangelho anúnciado pelos demais apóstolos, mas sim, estava combatendo práticas estranhas ao Evangelho genuíno, como por exemplo, adotar certas práticas da lei por parte de judaizantes.
Veja, quando fora acordado entre paulo que ele iria aos gentios, e Pedro, aos circuncisos, não significa que Pedro pregava a lei mosaica e a circuncisão tendo em vista as palavras do próprio apóstolo Pedro: “Mas cremos que fomos salvos pela graça do Senhor Jesus, como também aqueles o foram.“ (At 15.11) - Isso demonstra que Pedro, assim como Paulo, Tiago e João, pregava a graça através de Cristo Jesus.
Paulo recebera do Senhor Jesus o Evangelho por revelação, tão somente porque este, não caminhou com Cristo durante seus dias na terra, mas a mensagem é a mesma: Só há salvação através de Jesus Cristo.
veja: atos 21:18 E no dia seguinte, Paulo entrou conosco em casa de Tiago, e todos os anciãos vieram ali.
E, havendo-os saudado, contou-lhes por miúdo o que por seu ministério Deus fizera entre os gentios.
E, ouvindo-o eles, glorificaram ao Senhor, e disseram-lhe: Bem vês, irmão, quantos milhares de judeus há que crêem, e todos são zeladores da lei.
E já acerca de ti foram informados de que ensinas todos os judeus que estão entre os gentios a apartarem-se de Moisés, dizendo que não devem circuncidar seus filhos, nem andar segundo o costume da lei.
aí está tiago mostrando quantidades de judeus q creram q o cristo já veio. até ai tudo bem, mas ele continuava empregrinando o povo com a lei de moisés... tá clara amigo, eles decidiram q paulp fosse para os gentiods prq paulo pregava diferente, ou seja, pelo ressurreto e os outros por jesus de nazaré q não veio para pregar a graça q havia de ser revelada mais tarde ao apostolo paulo. JN veio cumprir a lei só isso.
até ai ninguem tinha conhecimento dos beneficios de sua morte, e esses beneficios vc só tem conhecimento através do evangelho de paulo. q nos apresenta perfeito em cristo jesus.
tanto q pedro aproveitava as saidas de paulo e dissimulava para com os gentios tentando judaizar los, e judaizar vc sabe muito bem q é introduzir a lei, mas paulo com total autoridade chamou sua atenção diante de todos, ou seja, falsidade pura, igualzinho se ver hoje em dia.
esses discipulos só podiam pregar judaismo mesmo, pois se jesus era judeu, oq mais eles iriam pregar? claro q muitos ensinamentos de JN é totalmente proveitoso, mas não as coisas q vem legado á lei.
hebreus 6:1
atos 15:24 Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras, e transtornaram as vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a lei, não lhes tendo nós dado mandamento,
quem dizia para os judeus circuncidar? era paulo? óbvio q não e nem preciso dizer quem.
1979 CONCORDO PLENAMENTE COM tudo que diPortanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne.
Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.
no dia em q vc discordar com 1979, jesus volta no mesmo instante, pois dizes q estou na carne, porém não sou eu quem digo coisas para agradar a homens, prq se eu dissese coisas para agradar a homens certamente vc estaria de acordo com minhas palavras .
mas as intenções do coração Deus conhece.
paulo disse: o homem natural não pode compreender as coisas do Espirito.