“E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade.“ (At 13.22)
Davi éra considerado um homem segundo o croração de Deus devido este amar o Senhor. Além de amar ao Senhor, Davi éra um homem fiel, justo, íntegro e misericordioso. Estes são alguns dos atributos de Deus.
Muitos relatos relatos bíblicos registrados atestam estas qualidades como sua fidelidade à seu amigo Jonatas, que, mesmo após sua morte procurou por parentes seus para fazer benfeitorias.
Quando Araúna ofereceu sua propriedade gratuitamente ao rei para erguer um altar, Davi não abriu mão de comprá-la de Araúna pelo preço justo. Isso ressaltou a justiça e o amor de Davi pára com Deus.
Entre outros que, de fato, conferem a Davi o título de homem segundo o coração de Deus.
Um dos maiores equívocos cometidos por muitos pregadores é o de dizer que Davi pecava constantemente contra o Senhor. Isso não é verdade, Davi não vivia pecando deliberadamente. Caso assim fosse, como este poderia ser o homem segundo o coração de Deus?
A Bíblia registra apenas dois pecados de Davi: A adultério com Bate-Seba e o senso.
Deus chamou Davi de “homem segundo o meu coração“, porque Davi reconhecia facilmente seus erros e confessava-os ao Senhor, se arrependia com facilidade e não tinha medo de expor seus sentimentos. Temia ao Senhor não por medo de ser castigado, mas por amar o Deus de Israel.
Um elogio e tanto este: ``um homem segundo o coração de Deus´´. Vou morrer imaginando como era grande o coração de Davi.E quanto mais me aproximo de Deus, mais claro se torna pra mim o seu coração....
Aquele que apesar de suas falhas e erros reconhece-o e tem o temor do Senhor e guarda os seus estatutos se arrepende e o principal ama a Deus fazendo sua vontade.