Diferente de nós, Deus sabe o que acontecerá amanhã, na próxima semana, no próximo ano, na próxima década. Ele diz : “Eu sou Deus, e não há ninguém como eu, declarando o fim desde o inicio.1 Ele sabe o que acontecerá no mundo. Mais importante, ele sabe o que acontecerá na sua vida e pode ajudá-lo, se você tiver escolhido incluí-lo em sua vida. Ele nos diz que pode ser “nosso refúgio e força, auxílio sempre presente em momentos de dificuldades.“ Mas devemos fazer um esforço sincero para buscá-lo. Ele diz, “vocês me buscarão e me encontrarão, quando me procurarem de todo coração.“
Isso não que dizer que aqueles que conhecem a Deus escaparão de momentos difíceis ? como tragédias? assassinatos? estupro ? acidentes ?
Porque Deus não intervém por nossas vidas ? Dê sua opinião
Tudo que aconteceu ou acontecerá é permissão de Deus, ele sabe o que é melhor para nos, e todas essas tragedias é só o um dos sinais que está escrito na biblia que acontecerá pro da vinda de Deus...
Deus não usa desastres naturais para castigar as pessoas. Ele nunca fez isso e nunca fará. Por quê? Porque, conforme diz a Bíblia em 1 João 4:8, “Deus é amor”.
O amor está por trás de tudo o que Deus faz. O amor não invoca o mal sobre os inocentes, pois conforme a Bíblia diz, “o amor não obra o mal para com o próximo”. (Romanos 13:10) Em Jó 34:12, a Bíblia declara: “De fato, o próprio Deus não age iniquamente.”
É verdade que a Bíblia predisse que, em nossos dias, haveria calamidades, como “grandes terremotos”. (Lucas 21:11) Mas assim como um meteorologista não pode ser responsabilizado pelos danos provocados por um tufão que ele prevê, Jeová também não é responsável pela destruição causada por desastres naturais. Então, se Deus não está por trás do sofrimento que esses desastres provocam, qual é a causa?
A Bíblia revela que “o mundo inteiro jaz no poder do iníquo”, Satanás, o Diabo. (1 João 5:19) Ele tem sido homicida desde sua rebelião no começo da humanidade até os nossos dias. (João 8:44) Satanás encara a vida humana como algo sem valor e descartável. Visto que ele é dominado pela ambição egoísta, não é de admirar que tenha criado um sistema global que gira em torno do egoísmo. O mundo atual tolera a exploração humana até mesmo a ponto de muitas pessoas indefesas morarem em regiões de perigo, onde há risco de desastres naturais ou de calamidades causadas pelo próprio homem. (Efésios 2:2; 1 João 2:16) Portanto, os humanos gananciosos são responsáveis por parte do sofrimento que os desastres causam. (Eclesiastes 8:9)
Considere um desastre que ocorreu nos tempos bíblicos. Nos dias de Jesus, a queda repentina de uma torre causou a morte de 18 pessoas. (Lucas 13:4) Esse desastre pode ter sido causado por falha humana, pelo “tempo e o imprevisto”, ou pela combinação dos dois fatores, mas com certeza não foi em resultado do julgamento de Deus. Eclesiastes 9:11.
Será que Deus já causou algum desastre? Sim, mas ao contrário dos desastres naturais ou dos provocados pelo homem, eles foram seletivos, tinham um objetivo e ocorreram pouquíssimas vezes. Dois exemplos disso são o Dilúvio global nos dias do patriarca Noé e a destruição das cidades de Sodoma e Gomorra nos dias de Ló. (Gênesis 6:7-9, 13; 18:20-32; 19:24) Esses julgamentos divinos eliminaram os perversos incorrigíveis, mas preservaram os que eram justos aos olhos de Deus.
De fato, Jeová Deus tem os meios, o desejo e o poder para acabar com todo o sofrimento e trazer alívio dos efeitos dos desastres naturais. Sobre o Rei designado por Deus, Jesus Cristo, o Salmo 72:12 predisse: “Livrará ao pobre que clama por ajuda, também ao atribulado e a todo aquele que não tiver ajudador.”
Quinta, 19 de Abril 22:32
Conteúdo liberado apenas para usuários cadastrados no site