Cadastre-se Grátis  |  Esqueci a senha
login:   senha:  

raiaguiar

Nível 10

Novo Testamento x Velho Testamento

É impressionaste o número de irmãos que usam o seguinte argumento tá no Novo testamento? Fico me perguntando será que não seria rasgar o velho já que só queremos nos basear pelo Novo?
--
Raimundo Aguiar,Teólogo, filósofo além de escritor
visite meu site http://mestreaguiar.no.comunidades.net
Categoria: Bíblia  |  225 visualizações |  31 respostas  
Quinta, 06 de Outubro de 2011 09:27  | Compartilhe esse link:

31 respostas para este tópico

raiaguiar

Nível 10
Temos que ter em mente que a única coisa abolida do velho testamento foram as leis cerimoniais e or esto só é sombra do NOVO
Quinta, 06 de Outubro de 2011 12:52 
fariarj respondeu:

a palavra diz: tira o primeiro para estabelecer o segundo, isto é, tira o pácto da lei para dá inicio ao pácto da graça, graça esta q foi revelada ao apóstolo paulo apenas, para q todas asa nações vivam por fé em Cristo jesus.

não é preciso rasgar nada da biblia, apenas temos q viver pelo q tá em vigor, ou seja, a graça revelada.

agora, sobre o velho pácto, temos ele como referencia para conhecer o novo pácto q foi estabelecido após a morte e ressurreição de jesus e não durante a vida de jesus de nazaré, q era judeu e estava cumprindo o velho pácto por nós.

um é contrário ao outro por ex:

velho testamento = pácto de obras e obras mortas . hebreus 6:1

novo testamento = pácto da graça com referencia ás 14 cartas de paulo. romanos 1:5

cada um tem o seu próprio valor

VT abolido para não ser mais praticado - salvação pelas obras = impossível

NT em vigor para obediencia da fé sem obras da lei = salvação pela Fé ( dom de Deus )

Quinta, 06 de Outubro de 2011 13:26 

adotados

Nível 6
Eu creio que Jesus repudiou TUDO o que tinha no Velho Testamento que não estava baseado no Amor.
Quinta, 06 de Outubro de 2011 13:39 

bilinho

Nível 5
sei ñ. as vezes eu penso até ke ñ tem nada a ver um com o outro. no velho, o deus de moises manda matar geral. ate crianças e animais. Jesus é totalmente ao contrario. ele prega o amor e ñ o olho por olho, como moises. então, axo melhor pregar so o novo mesmo.
Quinta, 06 de Outubro de 2011 14:09 

reformador

Nível 5
“Porque tendo a Lei tem a sombra dos bens futuros futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam.“ Hb 10:1, “De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio. Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.“ Gl 3:24-26, “Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne, quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?
E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna. Porque onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador. Porque um testamento tem força onde houve morte; ou terá ele algum valor enquanto o testador vive? Por isso também o primeiro não foi consagrado sem sangue; porque, havendo Moisés anunciado a todo o povo todos os mandamentos segundo a lei, tomou o sangue dos bezerros e dos bodes, com água, lã purpúrea e hissope, e aspergiu tanto o mesmo livro como todo o povo, dizendo: Este é o sangue do testamento que Deus vos tem mandado. “ Hb 9:13-20, “Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé. Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá. Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito.
Irmãos, como homem falo; se a aliança de um homem for confirmada, ninguém a anula nem a acrescenta. Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo. Mas digo isto: Que tendo sido a aliança anteriormente confirmada por Deus em Cristo, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a invalida, de forma a abolir a promessa. Porque, se a herança provém da lei, já não provém da promessa; mas Deus pela promessa a deu gratuitamente a Abraão.“ Gl 3:10-18, “Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê. Ora Moisés descreve a justiça que é pela lei, dizendo: O homem que fizer estas coisas viverá por elas. Mas a justiça que é pela fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? (isto é, a trazer do alto a Cristo.) Ou: Quem descerá ao abismo? (isto é, a tornar a trazer dentre os mortos a Cristo.) Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, a saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.“ Rm 10:4-9, “Por isso, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão, sendo fiel ao que o constituiu, como também o foi Moisés em toda a sua casa. Porque ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou. Porque toda a casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus. E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar; mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim.“ Hb 3:1-6, há evidências do Evangelho no Antigo Testamento, pois todo ele aponta para Cristo, mas ele é apenas sombra do que viria, porém no Novo Testamento vemos o Evangelho na sua plenitude e por isso penso que devemos ter nossa vida pautada por ele - Novo Testamento, pois “o mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos; aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória; a quem anunciamos, admoestando a todo o homem, e ensinando a todo o homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo o homem perfeito em Jesus Cristo; e para isto também trabalho, combatendo segundo a sua eficácia, que opera em mim poderosamente.“ Cl 1.26-29 e também diz: “Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto, mas que se manifestou agora, e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé; ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém.“ Rm 16.25-27, “Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra.“ Rm 11:6.
Quinta, 06 de Outubro de 2011 22:41 

raiaguiar

Nível 10
Até agora só ratificaram o que falei... ou seja Tudo o que tem no novo tem no velho, o que muda é o foco, antes era não apenas a lei mosaica como o faria colocou, mas tudo que foi estabelecido no velho prefigurava o Cristo
Sexta, 07 de Outubro de 2011 09:22 
fariarj respondeu:

isso mesmo meu amigo, mas sendo q agora no novo testamento, já não cabe mais as simbologias da lei, tudo o que era ligado a obras tipo: sacrificios, holocaustos, abluções, jejuns e etc... isso tudo foi abolido para q sirvamos agora em Espirito e em verdade, coisa q desde antes era oq agradava á Deus, mas o homem tentando obedecer as suas ordens , achava q aquilo era o q Deus queria, mas na verdade, Ele queria q o homem vivesse em amor uns com os outros, sem a necessidade de mandamentos, q gera um amor fingido e não o amor verdadeiro q vem de Deus.
Sexta, 07 de Outubro de 2011 11:37 

reformador

Nível 5
Jesus veio cumprir a Lei, conforme Ele mesmo diz: “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.“ Mt 5:17-18 e na cruz Jesus cumpriu toda a Lei: “E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.“ Jo 19.30 e sobre a obra de Cisto Paulo nos diz: “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;
Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito.“ Gl 3:13-14, “porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.“ Rm 10:4.
Vivemos numa Nova Aliança: “Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda. Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança, não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; Como não permaneceram naquela minha aliança, Eu para eles não atentei, diz o Senhor. Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo; e não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior. Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais. Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.“ Hb 8:7-13, nesta Nova Aliança temos melhores e superiores promessas: “Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.“ Hb 8:6.
Temos que viver de acordo com a doutrina do Novo Testamento: “Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis. Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão.“ 1 Co 15:1-2, pois pela fé no Evangelho cumprimos com o amor todas as Escrituras, inclusive o Velho Testamento: “A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor. “ Ro 13:8-10, devemos viver somente baseados no Novo Testamento pois é nele que conhecemos o mistério que esteve oculto e que em Cristo nos foi revelado: “A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis, se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro. Regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja; da qual eu estou feito ministro segundo a dispensação de Deus, que me foi concedida para convosco, para cumprir a palavra de Deus; o mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos; aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riqueza da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória“ Cl 1:21-27.
Sexta, 07 de Outubro de 2011 11:36 

pedrocoelho

Nível 7
JESUS CRIOU OS 66 LIVROS E NÃO OS 27 DO NOVO.QUANTO AO jejum Paulo diz:
Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.
1 Coríntios 7:5
Segunda, 10 de Outubro de 2011 19:23 
bilinho respondeu:

pedro, nessa vc viajou legal. o texto ke vc usou ñ tem nada a ver. ali fala das relações sexuais entre marido e mulher. então fala pra mulher ñ fazer greve pro marido e o marido ñ deixar de comparecer. se ñ o diabo vai tentar os dois, por falta do sexo. o foco ñ é o jejum ou velhoe e novo testamento. cara vc ta precisando fazer mais sexo. ta subindo pra cabeça. kkkkkkkk
Terça, 11 de Outubro de 2011 14:11 
pedrocoelho respondeu:

rsrs VC E UMA FIGURA BILINHO. KKKKKKKKK
TEM GENTE Q ESCREVEUI Q NÃO PRECISA JEJUAR ++++. POR ISSO ESCREVI ESSE TEXTO.
Terça, 11 de Outubro de 2011 15:55 
fariarj respondeu:

Deus deu a lei do jejum no velho pácto, mas Ele mesmo diz em isaías 58:5 q não é exatamente aquele tipo de jejum de abstinencia, leia e veja.

porém, se vc quiser jejuar, jejua, mas não estará ganhando nada com isso para Deus, apenas fazendo isto, vc estará humilhando os necessitados q não tem nada pra comer, enquanto vc tem e despreza.

Terça, 11 de Outubro de 2011 18:29 
pedrocoelho respondeu:

vc ja expulsou castras de demonios ou legiões? sem jejuar ?
Terça, 11 de Outubro de 2011 18:37 
fariarj respondeu:

vc realmente crer nisso? filho, o poder vem de Deus e não em jejuns e coisas mais. vc realmente acha q essas coisas só vão acontecer se vc estiver com fome? entenda a vontade de Deus amigo.

não é dificil, é só pensar um pouquinho.
Terça, 11 de Outubro de 2011 21:37 
reformador respondeu:

Vamos por parte, em primeiro lugar que era necessário jejuar para expulsar legiões de dêmonios.
Em relação as castas, vou te fazer uma pergunta: Você já leu a Bíblia nas línguas originais? Você está baseando o seu argumento em relação as castas (ou, espécies) em Mateus 17:21 e em Marcos 9:29, só que nos originas grego não existe Mateus 17:21 e Marcos 9:29 termina com o termo “oração“ e nele não está transcrito o termo “jejum“.
Em terceiro lugar, o que precisamos para expulsar qualquer espécie de demômio é fé em Deus: “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, nãolhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.“ Mc 16:16-18 e isso porque a obra que Jesus realizou na cruz foi perfeita e não precisa de nenhum acréscimo humano: “Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo“ Colossenses 2:14-15.
Quarta, 12 de Outubro de 2011 10:35 
pedrocoelho respondeu:

reformador E FARIA quero ver BASES BIBLÍCAS suas fontes pode ser.

nem todos podem. por falta de santificação. jesus foi bem claro.

VCS JA ORARAM ALGUEM QUE MANIFESTOU LEGIÕES O QUE VCS FIZERAM ?

Sexta, 14 de Outubro de 2011 10:46 
reformador respondeu:

Não existe base bíblica que possa comprovar que o ato de epulsar demônio não esteja relacionado somente a ser salvo, ou seja, ser filho de Deus: “E alguns dos exorcistas judeus ambulantes tentavam invocar o nome do Senhor Jesus sobre os que tinham espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus a quem Paulo prega. E os que faziam isto eram sete filhos de Ceva, judeu, principal dos sacerdotes. Respondendo, porém, o espírito maligno, disse: Conheço a Jesus, e bem sei quem é Paulo; mas vós quem sois? E, saltando neles o homem que tinha o espírito maligno, e assenhoreando-se de todos, pôde mais do que eles; de tal maneira que, nus e feridos, fugiram daquela casa. E foi isto notório a todos os que habitavam em Éfeso, tanto judeus como gregos; e caiu temor sobre todos eles, e o nome do Senhor Jesus era engrandecido.“ Atos 19:13-17, o que foi engrandecido neste caso foi o Nome de Jesus e não há santificação de Paulo.
Ao voltarem os setenta discípulos estavam felizes por expulsarem os dêmonios, mas o Senhor lhes ensinou que deveriam ficar felizes não por expulsarem dêmonios mas por terem os seus nomes escritos nos céus (ou seja, por serem salvos), conforme está escrito: “E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam. E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu. Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.“ Lucas 10:17-20, e salvação vem por fé: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.“ João 1:12-13.
Então amado, se os dêmonios se sujeitam a você alegre-se porque o seu nome está escrito nos céus, eles se sujeitam a você não por causa das tuas obras, mas pela obra de Jesus: “E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; e livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão.“ Hebreus 2:14-15 e pela tua fé nEle: “Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus“ 1 Jo 5:5.
Sexta, 14 de Outubro de 2011 11:11 
pedrocoelho respondeu:

RSRS
Sexta, 14 de Outubro de 2011 12:50 
reformador respondeu:

Cadê a argumentação, isto aqui é fórum de discussão de idéias e estamos aqui para debatê-las e defendê-las afim de chegarmos a um consenso, ou não; mas sempre com respeito e educação, não rindo da argumentação alheia.
Sexta, 14 de Outubro de 2011 13:32 
fariarj respondeu:

oh pedro, nada melhor do q um balde de água fria, a feitiçaria da carne se resolve com água fria irmão
Sexta, 14 de Outubro de 2011 18:27 
pedrocoelho respondeu:

não acreditam em manifestações dEmoniacas nas pessoas.? E ISSO MESMO ???
Segunda, 17 de Outubro de 2011 17:13 
reformador respondeu:

???????????????????
Segunda, 17 de Outubro de 2011 17:40 
pedrocoelho respondeu:

FOI O QUE IMAGINEI
Segunda, 17 de Outubro de 2011 17:43 
fariarj respondeu:

é o máximo q vc pode fazer? imaginar? Deus te deu a Fé é pra crer e não para imaginar.

como vou crer q um espírito imundo pode tomar uma pessoa a quem cristo salvou e santificou pelo seu sangue e poder?

nunca leu hebreus 10:10 ? afinal somos ou não somos o templo de Deus? para um demonio habitar num filho de Deus, ele teria q dividir lugar com o Senhor, não é isso?
Segunda, 17 de Outubro de 2011 20:57 
pedrocoelho respondeu:

lêr qualquer um consegue. interpretar que não.A letra mata a palavra VIVIFICA.
Terça, 18 de Outubro de 2011 16:57 
fariarj respondeu:

disse tudo, pregou pra vc mesmo, ,uito bem, vejo um grande progresso para ti.
Quarta, 19 de Outubro de 2011 12:34 
reformador respondeu:

pedrocoelho eu não entendo é o que você escreve, de fato muitos de seus posts são sem sentido, porque você lê, não entende e dá uma resposta que não tem nada haver com o que havia sido escrito anteriormente. Por isso que respondi: ?????????????????
Quarta, 19 de Outubro de 2011 22:13 
reformador respondeu:

Você perguntou se eu acredito em manifestções demoníacas.
Eu te respondo em que creio:
Creio no Deus Todo Poderoso, que criou todas as coisas, que enviou o Seu Filho para me resgatar pelo Seu sangue, este que na cruz destruiu as obras do Diabo 1 Jo 3:8 e destuiu o próprio Diabo Hb 2:14,15.
É nesse Deus maravilhoso que creio.
Quarta, 19 de Outubro de 2011 22:20 

pedrocoelho

Nível 7
ai daquele que tirar ou acrescentar alguma coisa tem gente querendo tirar 39 livros vai brinca com O DEUS VIVO.
Segunda, 10 de Outubro de 2011 19:25 

reformador

Nível 5
Qual doutrina do VT devemos seguir? Guardar os sábados, sacrificios , libações , holocautos , circuncisão? É claro que devemos estudar o VT, pois nele estão contidas as profecias a respeito de Cristo, mas em questão doutrinal devemos seguir o NT. Paulo sobre este viver no Antigo Pacto diz: “Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão; porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne. Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu: Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu; segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo, e seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé“ Fp 3:2-9 e mais “Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,
Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.“ Cl 2:16-17. Portanto não vivamos as sombras, mas sim a realidade que é Cristo.
Segunda, 10 de Outubro de 2011 22:16 

tompson

Nível 4

Raiaguiar,

As Testemunhas de Jeová consideram a Bíblia como a Palavra de Deus e aceitam o Velho Testamento e o Novo Testamento como partes essenciais dela. No entanto, elas preferem usar os termos “Escrituras Hebraicas” e “Escrituras Gregas Cristãs”, que são mais apropriados, visto que o hebraico e o grego são os idiomas principais em que o Velho e o Novo Testamento foram escritos originalmente.

Por outro lado, alguns que professam ser cristãos relutam em aceitar o Velho Testamento. Dizem que ele retrata um Deus furioso que apóia guerras, assassinato e age de uma forma que dificilmente se harmoniza com o Deus tão amoroso e moralmente correto revelado no Novo Testamento. Ou concluem que, visto que o Velho Testamento trata em especial da religião judaica, ele não é importante para os cristãos. No entanto, levando em conta o mandamento de Deus em Deuteronômio 12:32, de não acrescentar nada à sua palavra nem tirar algo dela, será que esses são motivos válidos para descartar cerca de 75% da Bíblia?
Em 50 EC, quando o apóstolo cristão Paulo visitou os habitantes de Tessalônica, Grécia, ele “raciocinou com eles à base das Escrituras, explicando e provando com referências que era necessário que o Cristo sofresse e fosse levantado dentre os mortos”. (Atos 17:1-3) Alguns dos seus ouvintes se tornaram cristãos, e mais tarde Paulo os elogiou, dizendo: “Quando recebestes a palavra de Deus, que ouvistes de nós, vós a aceitastes, não como a palavra de homens, mas, pelo que verazmente é, como a palavra de Deus.” (1 Tessalonicenses 2:13) Parece que, na época de sua visita, dos 27 livros das Escrituras Gregas Cristãs apenas o Evangelho de Mateus havia sido escrito. Portanto, as “Escrituras” que Paulo usou para provar “com referências” obviamente eram textos das Escrituras Hebraicas.

De fato, os escritores das Escrituras Gregas Cristãs citaram diretamente textos das Escrituras Hebraicas umas 320 vezes e indiretamente várias centenas de vezes. Por quê? “Porque todas as coisas escritas outrora foram escritas para a nossa instrução, para que, por intermédio da nossa perseverança e por intermédio do consolo das Escrituras, tivéssemos esperança.” (Romanos 15:4) Isso indica claramente que aqueles que hoje aceitam a Bíblia inteira recebem muitos benefícios.

As Escrituras Gregas Cristãs, baseadas no alicerce lançado pelas Escrituras Hebraicas, são a continuação lógica da Palavra de Deus resultante do desenrolar gradual dos propósitos de Deus. Elas de modo algum diminuem o valor das Escrituras Hebraicas. Herbert H. Farmer, professor de teologia na Universidade de Cambridge, argumenta que os Evangelhos “não podem ser entendidos sem levar em conta o que aconteceu antes na história do povo sob o antigo pacto, conforme registrado no Velho Testamento”.

A Palavra de Deus não precisa ser revisada. No entanto, “a vereda dos justos é como a luz clara que clareia mais e mais até o dia estar firmemente estabelecido”. (Provérbios 4:18) Por acrescentar as Escrituras Gregas Cristãs ao cânon da Bíblia, Deus lançou mais luz sobre o desenrolar de seu propósito sem diminuir o valor das Escrituras Hebraicas. Todas elas fazem parte da “declaração de Jeová [que] permanece para sempre”.  1 Pedro 1:24, 25.

Hoje em dia, é comum substituir livros escolares quando surgem novas pesquisas ou opiniões. Será que foi isso que aconteceu com as Escrituras Hebraicas, ou seja, foram substituídas pelas Escrituras Gregas Cristãs? Não.

Se Jesus quisesse que a história de seu ministério e os escritos de seus discípulos substituíssem as Escrituras Hebraicas, com certeza teria indicado isso. Mas o relato de Lucas diz a respeito de Jesus pouco antes de ele subir ao céu: ‘Principiando por Moisés e por todos os Profetas (nas Escrituras Hebraicas), interpretou (a dois de seus discípulos) em todas as Escrituras as coisas referentes a si mesmo.’ Mais tarde, Jesus apareceu aos apóstolos fiéis e a outras pessoas. O relato continua: “Disse-lhes então: ‘Estas são as minhas palavras que vos falei enquanto ainda estava convosco, que todas as coisas escritas na lei de Moisés, e nos Profetas, e nos Salmos, a respeito de mim, têm de se cumprir.’” (Lucas 24:27, 44) Se as Escrituras Hebraicas estivessem desatualizadas, por que Jesus ainda as usaria no final do seu ministério terrestre?

Depois que a congregação cristã foi estabelecida, os seguidores de Jesus continuaram usando as Escrituras Hebraicas, chamando atenção para profecias que ainda se cumpririam, para princípios da Lei mosaica que ensinavam lições valiosas e para relatos de antigos servos de Deus cujos exemplos excelentes incentivam os cristãos a permanecer fiéis. (Atos 2:16-21; 1 Coríntios 9:9, 10; Hebreus 11:1-12:1) “Toda a Escritura”, escreveu o apóstolo Paulo, “é inspirada por Deus e proveitosa”. (2 Timóteo 3:16) Como as Escrituras Hebraicas são de proveito hoje?

Foi dito aos antigos israelitas: “Caso um residente forasteiro resida contigo no vosso país, não deveis maltratá-lo. O residente forasteiro que reside convosco deve tornar-se para vós como o vosso natural; e tens de amá-lo como a ti mesmo, pois vos tornastes residentes forasteiros na terra do Egito.”
(Levítico 19:33, 34) De fato, no Israel antigo essa lei exigia que se mostrasse consideração pelos imigrantes, ou “residentes forasteiros”, e ela foi preservada nas Escrituras Hebraicas. Não concorda que os princípios sagrados extraídos dessa lei poderiam servir de base para acabar com o atual preconceito racial?

Embora as Escrituras Hebraicas não dêem conselhos detalhados sobre finanças, elas contêm orientações práticas sobre o modo sábio de lidar com dinheiro. Por exemplo, lemos em Provérbios 22:7: “O devedor é escravo do credor.” (Bíblia Pastoral) Muitos consultores financeiros concordam que comprar a crédito de modo imprudente pode levar à ruína econômica.

Além disso, a busca de riquezas a todo custo — tão comum no mundo materialista de hoje — foi bem descrita por um dos homens mais ricos da história, o Rei Salomão. Ele escreveu: “O mero amante da prata não se fartará de prata, nem o amante da opulência, da renda. Também isto é vaidade.” (Eclesiastes 5:10) Que alerta sábio!

A Bíblia inteira tem o mesmo tema: O Reino sob Jesus Cristo é o meio pelo qual Deus vindicará sua soberania e santificará seu nome.  Daniel 2:44; Revelação (Apocalipse) 11:15.

As Escrituras Hebraicas nos dão detalhes sobre como será a vida debaixo do Reino de Deus que nos consolam e nos achegam mais à Fonte desse consolo, Jeová Deus. Por exemplo, o profeta Isaías predisse que haverá paz entre animais e humanos: “O lobo, de fato, residirá por um tempo com o cordeiro e o próprio leopardo se deitará com o cabritinho, e o bezerro, e o leão novo jubado, e o animal cevado, todos juntos; e um pequeno rapaz é que será o condutor deles.” (Isaías 11:6-8) Que perspectiva maravilhosa!

E que dizer das pessoas desfavorecidas por causa de preconceito racial ou étnico, doença grave ou problemas econômicos fora de seu controle? As Escrituras Hebraicas dizem profeticamente o seguinte sobre Cristo Jesus:

“Livrará ao pobre que clama por ajuda, também ao atribulado e a todo aquele que não tiver ajudador. Terá dó daquele de condição humilde e do pobre, e salvará as almas dos pobres.” (Salmo 72:12, 13) Essas promessas são práticas porque os que têm fé nelas podem enfrentar o futuro com esperança e confiança.  Hebreus 11:6.

Não é de admirar que o apóstolo Paulo tenha sido inspirado a escrever: “Todas as coisas escritas outrora foram escritas para a nossa instrução, para que, por intermédio da nossa perseverança e por intermédio do consolo das Escrituras, tivéssemos esperança.”! (Romanos 15:4) Sem dúvida, as Escrituras Hebraicas ainda são parte essencial da Palavra inspirada de Deus, a Bíblia. Elas têm real valor para nós hoje. Esperamos que você se esforce para aprender mais sobre o que a Bíblia inteira realmente ensina e assim se achegar mais ao seu Autor, Jeová Deus.  Salmo 119:111, 112.

Quinta, 19 de Abril 11:42 

Conteúdo liberado apenas para usuários cadastrados no site

Faça Login   ou   Cadastre-se Grátis  

Você também poderá gostar de:

Se alguém, por algum motivo nos agredir fisicamente, o cristão pode revidar?
Você acha que a igreja enquanto instituição religiosa deveria reverter ofertas e recursos para criação de obras sociais em favor da comunidade?
A arca de Noé é verdadeira?
Trabalhos em presídios
Tabernáculo
Podemos mentir?
Caiu, caiu a grande Babilônia
Cantar músicas de certos compositores me torna cúmplice de seus pecados?
Qual a importancia do Discipulado nas igrejas hoje?
Céu ou Inferno. Luz ou Trevas. Deus ou o Inimigo?

você gostou deste tópico?    

Quer copiar esse conteúdo? Por favor insira um link no seu site ou blog para o Gospel 10:
Link:      link curto
HTML:
Compartilhe:
Adicionar Novo Testamento x Velho Testamento aos Favoritos do Navegador! Favoritos   Orkut   Email  

publicidade:

publicidade:
Crie um tópico no Fórum
Existe religião verdadeira?

Ver resultados parciais e/ou comentar
[ Mais enquetes ]

Newsletter
Receba as novidades do Gospel 10 periodicamente, diretamente em seu e-mail.

E-mail:

Anunciante Gospel 10, anuncie também:

Top usuários
- mulherdedeus (Nível 22)
- raquelfragoso (Nível 20)
- sidhugo22 (Nível 19)
- poetambra (Nível 17)
- adriel1985 (Nível 15)
Artigos mais lidos
- Os filhos são herança do Senho...
- Sorria, Jesus te ama!
- Operando DEUS, quem impedirá?
- Gospel 10, um canal de bençãos
- Experiência com DEUS, o Todo P...
Fóruns mais respondidos
- Vinho, podemos beber?
- É Errado Contar Piadas?
- Deixe um recado para seu irmão...
- Você concorda com o ministério...
- Natal. Festa Pagã?
Vídeos mais vistos
- Jamily e Xandy – Deus é Maior
- Carta de Deus para você
- Era Você - William Nascimento
- Lázaro - Te Amo Tanto
- Casamento Aprova de Bala - Pr....
Outros
- Webmasters
- Estatísticas do Site
- Parceiros
- Feeds RSS
- Anuncie no Gospel 10
Gospel10.com › Portal Evangélico   [acesse uma página aleatória] Ajuda |  Política de privacidade |  Termos de uso |  Quem somos |  Mapa do site |  Fale conosco
 Gospel 10 › 2008-2012. v4. Todos os direitos reservados
Hospedado por Bligue Host