Cadastre-se Grátis  |  Esqueci a senha
login:   senha:  

evertonchemp

Nível 7

Judas se arrependeu ou sentiu remorso?

Em um diálogo com um amigo, ele me disse que na época de Judas e na cultura que ele vivia. O ato de devolver as moedas e se enforcar depois demonstrava um grande estado de arrependimento. Mas afinal de contas, judas se arrependeu ou sentiu remorso quando foi se enforcar? Deixe sua opinião! Para ser sincero fiquei muito surpreso com essa afirmativa!
--
A Lei de Deus, é o amor!!!
Categoria: Bíblia  |  655 visualizações |  36 respostas  
Domingo, 27 de Maio de 2012 05:43  | Compartilhe esse link:

36 respostas para este tópico

<< Anterior 1 2 Próxima >>

tompson

Nível 5

Evertonchemp,

Judas, depois de ter traído a Jesus, “sentiu remorso [forma de me‧ta‧mé‧lo‧mai]”, tentou devolver o suborno que havia negociado, e, depois disso, cometeu suicídio por se enforcar. (Mt 27:3-5) A enormidade de seu crime, e, provavelmente, a certeza horrível do julgamento divino contra ele evidentemente o venceram. (Veja He 10:26, 27, 31; Tg 2:19.) Sentiu o remorso da culpa, do desengano, até do desespero, mas não há nada que indique que expressou a tristeza piedosa que leva ao arrependimento (me‧tá‧noi‧a). Ele procurou, não a Deus, mas os líderes judeus para confessar-lhes seu pecado, devolvendo o dinheiro, evidentemente com a idéia errada de que poderia, desta forma, desfazer em certa medida o seu crime. (Veja Tg 5:3, 4; Ez 7:19.) Adicionou ao crime de traição e de contribuir para a morte dum homem inocente o de matar a si mesmo. Seu proceder se contrasta com o de Pedro, cujo choro amargo, depois de ter negado o seu Senhor, provinha dum arrependimento de coração, que levou ao seu restabelecimento.  Mt 26:75; compare isso com Lu 22:31, 32.
Segunda, 28 de Maio de 2012 22:39 
luisejuan respondeu:

Sentiu o remorso da culpa, do desengano, até do desespero, mas não há nada que indique que expressou a tristeza piedosa que leva ao arrependimento (me‧tá‧noi‧a). Ele procurou, não a Deus, mas os líderes judeus para confessar-lhes seu pecado, devolvendo o dinheiro, evidentemente com a idéia errada de que poderia, desta forma, desfazer em certa medida o seu crime.

Parabéns Tompson pela explanação.Falou tudo (Y)
Terça, 29 de Maio de 2012 02:00 

evertonchemp

Nível 7
Olá Tompson!!!!! Concordo com voce em genero, número e grau!!! Quando meu amigo me disse isso eu fiquei surpreso, mas não concordei com ele. Assim como os outros 11 discípulos, Judas também sabia que Jesus é o Cristo. E mesmo assim ele planejou a morte Dele!!! Judas fechou todas as portas para o agir do Espírito Santo em sua vida!!!! Depois que ele se deu conta do que tinha feito, o remorso transbordou em seu coração. E por isso ele se matou. Pois o arrependimento induz a pessoa a se levantar e lhe dá esperança de uma nova vida. O remorso joga a pessoa mais fundo e diz que sua vida não tem mais esperança!!!! Graça e Paz a todos!!!
Terça, 29 de Maio de 2012 01:15 

luisejuan

Nível 6
Certamente sentiu remorso, pois se tivesse arrependido como Pedro.
Outra, Deus conhece os corações e se tivesse se arrependido, Deus o perdoaria, ele já era ladrão e satanás já estava em seu coração
Terça, 29 de Maio de 2012 01:57 

ricgabriel

Nível 53
Devolver as moedas apenas mostrou que Judas não precisava daquele dinheiro.
Terça, 29 de Maio de 2012 03:11 

este usuário não existe mais
Judas sentiu remorso...A diferença entre arrependimento e remorso é esta: o arrependimento produz tristeza que gera mudança de atitude, mudança de pensamento...Inclusive, a palavra arrependimento vem de “metanoia“, que significa exatamente isto...Já remorso é uma tristeza que não gera mudança de atitude ou pensamento...Remorso é só um pesar no coração, que não gera mudança ou conversão...Infelizmente, tem muito crente convencido dentro da igreja que se acha convertido...Estes convencidos acham que se arrependeram, quando na verdade só sentiram remorso...Em resumo:Arrependimento gera mudança de atitude, já o remorso é só um pesar no coração que não gera mudança real de vida...É isto...
Terça, 29 de Maio de 2012 07:58 

adotados

Nível 9
Claro que Judas Escariotes se arrependeu !!!!
E talvez tenha até pedido perdão à Deus. Não se sabe !!

O problema de Judas é que ele não se perdoou.
Ele achou que o pecado dele foi muito grave e Deus não o perdoaria.
E assim acabou se suicidando.

Isto é muito triste !!
Tem muita gente que age exatamente assim!! Igual à Judas. Acham que sua vida não tem mais jeito. Que Deus já o rejeitou, e Ele não o perdoaria os seus grandes pecados.
Muita gente se deixa levar por este sopro do diabo em seus ouvidos.

Se Judas soubesse que Deus é fiel e justo para perdoar TODO e qualquer pecado, ele aceitaria o perdão de Deus e não se suicidaria.

Aceitar o perdão de Deus, e se reerguer de novo !!
Essa foi a única diferença entre Pedro e Judas !!
Terça, 29 de Maio de 2012 09:21 

Eu discordo de você, irmão adotados...Se Judas tivesse se arrependido, ele teria se perdoado, pois, o perdão de Deus gera vida em nós...No entanto, Judas se matou, demonstrando que não houve arrependimento e sim, remorso...
Terça, 29 de Maio de 2012 09:35 

adotados

Nível 9
Se perguntarmos para um criminoso, se ele pudesse voltar no tempo e não praticar aquele crime, ele não praticaria ??
- O criminoso arrependido responderia: Não praticaria.
- O criminoso não arrependido responderia que: Faria tudo de novo do mesmo jeito.

Se perguntássemos para Judas se ele pudesse voltar no tempo, ele não praticaria aquela traição. Eu creio que certamente Judas diria que não praticaria.

Se Judas respondesse que faria tudo de novo igual como ele fez, aí sim Judas não teria se arrependido.
Duvido muito que ele respondesse assim.

O diabo deve ter falado no seu ouvido.
- Te arrependestes tarde demais! Traistes o mestre. Olha só como tu és sujo! Tu achas que Deus vai perdoar?? Tsc Tsc !!

Judas deu ouvido ao Diabo !! Pedro não !!
Terça, 29 de Maio de 2012 11:54 

Discordo novamente, irmão adotados...Se você perguntasse a um criminoso se ele se arrependeu do seu crime, ele poderia dizer que sim, pelo simples fato dele ter sido pego no ato ilícito, e não porque ele tenha realmente se arrependido...Quantos criminosos dizem que se arrependeram e voltam a praticar o mesmo crime? Vários deles...Então, Judas não se arrependeu, pois, ele teve apenas um pesar de coração, pelo ato reprovável que ele cometeu, mas não que tenha havido real arrependimento por parte dele...É isso...
Terça, 29 de Maio de 2012 13:33 

Quem se arrepende, não se mata...Judas se matou, então, não houve arrependimento, mas remorso...lembrem que arrependimento gera vida, remorso a morte...
Terça, 29 de Maio de 2012 14:35 

Então miryanzinha... A palavra “arrependimento“ vem do grego “metanoia“ que significa “mudança de mente“, “mudança de pensamento“...Quem se arrepende, muda a forma de pensar e agir...A pessoa deixa de evitar a Deus e passa a buscar a presença Dele...Ou seja, arrependimento gera vida, pois, a pessoa acaba se convertendo e assim, se salva da condenação eterna...Já o remorso é somente uma tristeza no coração, mas que não gera mudança de atitude, ou seja, a pessoa faria tudo de novo se tivesse chance novamente...Como não há “metanoia“, ou seja, mudança de mente e de atitude, a pessoa não se converte e não vai para o céu...Por isso, Judas não se arrependeu, mas teve remorso, pois, ele se matou em vez de buscar a face e o perdão de Deus...
Terça, 29 de Maio de 2012 15:02 

adotados

Nível 9
Judas só pensava em dinheiro, a mente dele era só focada no dinheiro.
a ponto de Trair o seu mestre por 30 moedas.

Depois que ele caiu em si e viu o que ele fez se arrependeu.
Sua mente mudou e o dinheiro já não era mais a sua motivação.
Tanto que ele jogou as 30 moedas no chão.
As 30 moedas não valiam mais nada pra ele.

Até aí estava indo tudo bem !! Sua mente já tinha mudado.
Faltava só pedir perdão à Deus, e se reerguer de novo.

O problema é que ele não foi em frente. Deu ouvidos ao Diabo e se suicidou.

Não sei porque, o pessoal não está entendendo o que eu estou dizendo ??
:“(
Terça, 29 de Maio de 2012 15:38 
adotados respondeu:

Oi Myrian. De vez enquanto eu apareço.
Terça, 29 de Maio de 2012 15:42 
adotados respondeu:

Quando a chefia aqui no meu serviço da uma folga, eu entro aqui, leio um pouquinho, escrevo um pouquinho, e saio rapidinho !!
kkkkkkkkkkk
abçs !!
Terça, 29 de Maio de 2012 15:56 

Adotados, eu discordo mais uma vez pelo seguinte motivo: o arrependimento traz paz, mudança de vida, e nos induz a buscarmos a face de Deus...Já o remorso, traz depressão, desespero e nos conduz a morte...Se Judas tivesse se arrependido, ele sentiria paz devido o perdão dos pecados dele e ele não teria se enforcado...É como eu disse: arrependimento traz vida...remorso nos leva a morte...É isso...
Terça, 29 de Maio de 2012 15:50 

adotados

Nível 9
Acho que a nossa discordância é mais conceitual !!

Se remorso significa um arrependimento, que não se concretiza com um pedido de perdão a Deus, e uma aceitação deste perdão (se perdoar), eu concordo então que judas teve remorso.
Terça, 29 de Maio de 2012 15:59 

Irmã miryanzinha...Então, para ilustrar melhor o que eu quero dizer, eu irei apelar para o grego do Novo Testamento: tanto a palavra “metanoia“, quanto a palavra “metamelomai“, citada sabiamente pelo irmão Tompson (no comentário dele acima) podem ser traduzidas em português como arrependimento...No entanto, a palavra “metanoia“ indica mudança de vida, pelo fato desta palavra estar associada a salvação...Já a palavra “metamelomai“ não está vinculada a salvação, e por isso, não demonstra mudança de atitude, que nos leva a conversão...Judas teve “metamelomai“, ou seja, arrependimento com o sentido de um remorso apenas...Já o apóstolo pedro teve “metanoia“, que indica mudança de atitude, pensamento, que leva a verdadeira conversão...Então, Judas não se arrependeu (metanoia), mas teve remorso (metamelomai) apenas...É isso...
Terça, 29 de Maio de 2012 16:04 
adotados respondeu:

Mas eu acabei de dizer alí em cima que Judas teve mudança de pensamento !!!

Judas só pensava em dinheiro, a mente dele era só focada no dinheiro.
a ponto de Trair o seu mestre por 30 moedas.

Depois que ele caiu em si e viu o que ele fez se arrependeu.
Sua mente mudou e o dinheiro já não era mais a sua motivação.
Tanto que ele jogou as 30 moedas no chão.
As 30 moedas não valiam mais nada pra ele.
Terça, 29 de Maio de 2012 17:23 

De nada...
Terça, 29 de Maio de 2012 16:07 

Irmão adotados...Judas jogou as 30 moedas numa tentativa de se livrar da consequência da atitude que ele havia praticado...Mas, como ele não se arrependeu, o pecado dele persistiu e ele se enforcou...Se ele tivesse se arrependido, ele não teria se matado, pois, o arrependimento sincero traz o alento da presença de Deus...Então, não misture as coisas...Remorso é uma coisa...Arrependimento é outra...Fique na paz...Até mais...
Terça, 29 de Maio de 2012 17:30 

adotados

Nível 9
UMA PERGUNTA POLÊMICA !!!!

Seria possível encontrarmos Judas Escariotes no Céu ??
Quarta, 30 de Maio de 2012 09:48 
este usuário não existe mais respondeu:

Não, pois, Judas se matou, lembra-se disto? Além de não ter se arrependido, Judas se suicidou...
Quarta, 30 de Maio de 2012 10:02 

adotados

Nível 9
Mas com relação ao pecado de suicídio.
Quem comete este pecado certamente SEMPRE irá para o inferno ou não ??
- Os católicos dizem que sim.
- Lutero dizia que nem sempre.
Quem será que está certo ?
Quarta, 30 de Maio de 2012 10:30 
adotados respondeu:

He He He !! Isto daria um bom tópico !!
Quarta, 30 de Maio de 2012 10:31 
este usuário não existe mais respondeu:

A meu ver, um suicida é alguém que comete assassinato, mas contra si mesmo...E assassino não vai para o céu...Esta é a minha opinião...
Quarta, 30 de Maio de 2012 10:35 
tompson respondeu:

Adotados,

Dificilmente, pois Romanos 6:7, 23 diz: “Aquele que morreu foi absolvido do seu pecado”, e, “o salário pago pelo pecado é a morte”.

E por aceitarmos duas verdades bíblicas. A primeira, que “a alma que pecar — ela é que morrerá”. (Ezequiel 18:4) A segunda é que a verdadeira esperança para as almas (pessoas) mortas é viver de novo, mediante “uma ressurreição tanto de justos como de injustos”. (Atos 24:15)

Saber que “Jeová tem sido misericordioso para com os que o temem. Porque ele mesmo conhece bem a nossa formação, lembra-se de que somos pó”. (Salmo 103:10-14) Apenas Deus pode entender plenamente o papel da doença mental, do stress extremo, até mesmo dos defeitos genéticos, numa “crise suicida”, que, conforme comentado pelo National Observer, “não é uma característica vitalícia, [mas,] com freqüência, apenas uma questão de minutos ou de horas”.  Veja Eclesiastes 7:7.

Admitamos que alguém que tira sua própria vida priva-se da oportunidade de arrepender-se de seu homicídio auto-infligido. Mas, quem pode afirmar se a pessoa impelida ao suicídio não mudaria de idéia caso falhasse sua tentativa fatal? Alguns notórios assassinos, com efeito, mudaram e granjearam o perdão de Deus enquanto ainda estavam vivos.  2 Reis 21:16; 2 Crônicas 33:12, 13.

A vida é uma dádiva de Deus, e não algo do qual se deve abusar ou pôr fim, por suas próprias mãos. (Tiago 1:17) Assim sendo, as Escrituras nos incentivam a ver a nós mesmos, não como almas imortais, mas como valiosas criaturas do Deus que nos ama, que preza que estejamos vivos, e que aguarda com alegria o tempo da ressurreição. — Jó 14:14, 15.

Sexta, 01 de Junho de 2012 08:42 

gente deeixa o judas em paz. o kara ja perdeu as botas. ta na pior e vcs ainda ficam falando mau dele. cruzes.
Quarta, 30 de Maio de 2012 11:07 

<< Anterior 1 2 Próxima >>

Conteúdo liberado apenas para usuários cadastrados no site

Faça Login   ou   Cadastre-se Grátis  

Gospel 10 na Internet
Crie um tópico no Fórum

Newsletter
Receba as novidades do Gospel 10 periodicamente, diretamente em seu e-mail.

E-mail:

Atenção: Os conteúdos postados no site não revelam, necessariamente, a opinião do Gospel 10.
A maioria são enviados pelos usuários, que podem ter opiniões teológicas diferentes dos idealizadores deste site

Gospel10.com › Portal Evangélico Ajuda |  Política de privacidade |  Termos de uso |  Quem somos |  Fale conosco
 Gospel 10 › 2008-2014. v4. Todos os direitos reservados