Cadastre-se Grátis  |  Esqueci a senha
login:   senha:  

jeferson2010

Nível 6

Faremos obras maiores que a de Jesus?

João 14:12 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.

Como você entende essa afirmativa de Jesus?
--
*Jéferson Porto*
Categoria: Igreja e religião  |  5811 visualizações |  12 respostas  
Sexta, 28 de Janeiro de 2011 12:19  | Compartilhe esse link:

12 respostas para este tópico

adotados

Nível 8
Já vi muitos pastores que, quando questionados por suas práticas em orar por dentes de ouro, pela unção do riso, pela unção do casaco, ...
Justificam dizendo que fazem isso, porque Cristo disse que nós faríamos obras maiores que as de Jesus.
Nada contra, masisto são obras maiores que as de Jesus ?????????

Puxa vida !!! A maioria não faz nem pelo menos as iguais as de Jesus, como por exemplo, ressussitando mortos, multiplicando pães e peixes, curando cegos e paralíticos, expulsando legiões, ...

Façam primeiro as obras iguais, Aí depois sim partam para as obras maiores.
Segunda, 31 de Janeiro de 2011 11:32 
adotados respondeu:

É verdade Pastora Márcia.
Teve uma época em que os discípulos começaram a alimentar seus egos, e aí começaram a discutir entre eles, quem seria o maior no reino dos céus.
Até que levaram esta pergunta pra Jesus, esperando que Jesus citasse um deles.

Aí Jesus chamou uma criança, e disse que, quem não for que nem esta criança, nem sequer entrará no reino dos céus.
Segunda, 31 de Janeiro de 2011 13:58 

jeferson2010

Nível 6
No meu ponto de vista e de conhecimento bíblico eu entendo que ao Jesus realmente dizer isso Ele estava estava fazendo os discípulos entenderem que Ele subiria para o Pai mas que os discípulos continuariam a sua Obra e obviamente estariam mais tempo aqui a terra para fazer isso, sendo que Jesus ficou apenas três anos de ministério, começando aos 30 anos e encerrando aos 33.
Segunda, 31 de Janeiro de 2011 12:06 

lizane22

Nível 4
Se tivermos fé o suficiente, faremos em Nome de Jesus.
Segunda, 31 de Janeiro de 2011 18:09 

adoratorsp

Nível 5
As obras que Jesus fez neste mundo não se resumem nos milagres e curas...Cristo não veio ao mundo com esse objetivo e sim de salvar o que se encontra perdido. Quando se trata deste versículo as pessoas tratam já de cara sobre curas, milagres e bençaõs. Jesus está falando de obras e não de sinais.
Segunda, 31 de Janeiro de 2011 18:28 
jeferson2010 respondeu:

E também não se resumem em paletras e ensinamentos sem sinais, e se você não sabe fique sabendo que os sinais são obras, está escrito:

Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. Marcos--16

. Como resultado de partida de Jesus, os discípulos realizarão não só as obras que Jesus estava realizando durante todo o tempo (milagres no reino físico), mas outras (obras) maiores que essas, ou seja, milagres no reino espiritual.reino físico. As obras de Cristo consistiram em grande parte de milagres no reino físico, realizados principalmente entre os judeus. Quando agora fala de obras maiores, ele está com toda probabilidade pensando naquelas obras em conexão com a conversão dos gentios. Essas obras eram de caráter mais elevado e maiores em escala.

Terça, 01 de Fevereiro de 2011 10:15 
jeferson2010 respondeu:

Terça, 01 de Fevereiro de 2011 10:20 
adoratorsp respondeu:

Não sei se entendeu a minha postagem, mas eu disse que as obras de Cristo neste mundo não se resumem apenas nos milagres e curas que ele realizava...era muito mais! Lendo o contexto deste versículo notará que Jesus está falando que tudo que ele fazia, incluido as obras que ele realizava eram para mostrar o Pai, ou seja, através da pessoa de Cristo as pessoas veriam e conheceriam ao Deus Pai. Será que alguém poderá mostrar Cristo somente através de curas, milagres, ou só com palavras? Eu creio que não. Concordo com você quando diz que não se resumem apenas ensinamentos sem sinais e há referência bíblica pra isso(1 Corintios 2:4 e 4:20; 1 Tessalonicenses 1:5) porém note que nem todos os ensinamentos de Jesus foram seguidos de milagres ou sinais.
Terça, 01 de Fevereiro de 2011 12:24 

jeferson2010

Nível 6
O que significa a expressão “obras maiores” na Hermenêutica!!!!

A expressão “outras maiores fará” vem da tradução και μειζονα τουτων ποιησει. Na verdade, o adjetivo comparativo μειζονα está na mesma declinação, gênero e número do substantivo τα εργα / “as obras” demonstrando que se refere diretamente a ele. Portanto, esse “maiores” é uma qualificação de obras que foi citada anteriormente. Não há base para afirmar que a qualificação μειζονα, traduzida para “outras maiores” corresponda a outro sentido como Hendriksen afirma claramente em seu comentário. A dificuldade de pensar assim é exatamente porque o adjetivo de comparação corresponde a τα εργα “as obras”. Isso dá a entender que corresponde ao mesmo tipo de obras citadas por Jesus que ele fazia, só que maiores. Para ilustrar, imaginemos uma paráfrase de outra forma: “João fará as coisas que eu faço no meu serviço e maiores que eu ele fará”. Isso implica dizer que João fará maiores dentro do entendimento qualificativo da idéia de coisas no meu serviço que foi dito. Portanto, interpretar separadamente as expressões é esquecer essa nuança exegética simples, diga-se de passagem.

Uma das regras básicas de Hermenêutica é analisar o contexto imediato de um texto. O contexto dessa expressão deixa-nos concluir que Jesus se referia principalmente a obras miraculosas. Notemos que vem de um diálogo entre Filipe e Jesus. Filipe pede a Jesus para mostrar para ele o Pai e isso bastaria (Jo 14.8). Jesus responde que quem o vê, vê também o Pai e evoca que ele faz as mesmas obras do Pai (Jo 14.11). Aqui Jesus está falando de obras miraculosas, pois fica difícil relacionar somente a extensão de evangelização para o Pai. Jesus está falando dos sinais miraculosos e de milagres, principalmente. Essas “mesmas obras” no verso 11 demonstram obras de maravilhas. Isso é afirmado, inclusive por Hendriksen analisando esse verso: “Mas se isso lhes fosse difícil, que então cressem ao menos por causa das próprias obras. Essas obras têm valor comprobatório. Sobre isso, ver [Jo] 9.31-33; 10.37, 38; 11.39-44; 20.30, 31; cf. Atos 2.22; 4.31; 2 Coríntios 12.12”.(6)

Note que as referências de Hendriksen incluem demonstração de maravilhas e milagres. Se as obras do verso 11 são interpretadas como obras miraculosas, fica difícil interpretar o verso 12 diferente, pois existe o artigo definido τα εργα, que demonstra que essas obras já foram faladas anteriormente no verso 11. E se essas obras com o artigo definido correspondem ao verso 11 como milagres, conclui-se, então, que o adjetivo μειζονα / “maiores” corresponde a milagres também. Isso traz um silogismo exegético dessa maneira:

Τα εργα (v.11) => Τα εργα (v.12) => μειζονα (7)

Portanto, o contexto imediato dá-nos base para interpretar que na expressão “obras maiores” estejam incluídas, principalmente os milagres e maravilhas.

Terça, 01 de Fevereiro de 2011 10:18 

eddypfernandes

Nível 7
Penso que se trata de realizações que para Cristo, na época de sua estadia na Terra, ainda não existiam.
Fazer maiores se trata de fazer o mesmo que Ele, porém em circunstâncias e situações muito diferentes.
Segunda, 25 de Julho de 2011 11:13 

tompson

Nível 5

Jeferson2010,

(João 14:12) Digo-vos em toda a verdade: Quem exercer fé em mim, esse fará também as obras que eu faço; e ele fará obras maiores do que estas, porque eu vou embora para o Pai.

Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas
http://www.watchtower.org/t/biblia/index.htm

Evidentemente, Cristo não queria dizer que seus seguidores fariam obras mais miraculosas do que as suas, pois não há registro bíblico de que algum deles tenha realizado um milagre que superasse o de Jesus ao ressuscitar a Lázaro, que estivera morto por quatro dias. (Jo 11:38-44) Mas, visto que Jesus ia para o Pai, e seus seguidores receberiam o espírito santo a fim de serem suas testemunhas “tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até à parte mais distante da terra” (At 1:8), eles abrangeriam uma área mais ampla e trabalhariam por mais tempo do que Jesus, neste sentido realizando obras maiores do que as dele.

COMPARE COM:

(Mateus 21:21) Em resposta, Jesus disse-lhes: “Deveras, eu vos digo: Se somente tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que eu fiz à figueira, mas também, se disserdes a este monte: ‘Sê levantado e lançado no mar’, acontecerá isso.

(Atos 1:8) mas, ao chegar sobre vós o espírito santo, recebereis poder e sereis testemunhas de mim tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até à parte mais distante da terra.”

(Atos 2:41) Portanto, os que abraçaram de coração a sua palavra foram batizados, e naquele dia acrescentaram-se cerca de três mil almas.

(Colossenses 1:23) desde que, naturalmente, continueis na fé, estabelecidos no alicerce e constantes, e sem serdes deslocados da esperança daquelas boas novas que ouvistes e que foram pregadas em toda a criação debaixo do céu. Destas [boas novas] eu, Paulo, tornei-me ministro.

(Atos 2:33) Portanto, visto que ele foi enaltecido à direita de Deus e recebeu do Pai o prometido espírito santo, derramou isto que vedes e ouvis.

Quarta, 11 de Abril de 2012 00:08 

marinicealves

Nível 1
Eu acredito que as obras maiores a que o Senhor Jesus se referia são por exemplo os meios de comunicação, a tecnologia que naquele tempo ainda não existia.

Hoje através do radio, tv e internet podemos alcançar almas do outro lado do mundo! Eu por exemplo aqui em São Paulo ganhei uma alma para Jesus que está no Rio de Janeiro através do Orkut.

E pelo Facebook tenho evangelizado hindus e muçulmanos que vivem do outro lado do planeta!
Domingo, 18 de Agosto de 2013 23:11 

Conteúdo liberado apenas para usuários cadastrados no site

Faça Login   ou   Cadastre-se Grátis  

Crie um tópico no Fórum

Newsletter
Receba as novidades do Gospel 10 periodicamente, diretamente em seu e-mail.

E-mail:

Atenção: Os conteúdos postados no site não revelam, necessariamente, a opinião do Gospel 10.
A maioria são enviados pelos usuários, que podem ter opiniões teológicas diferentes dos idealizadores deste site

Gospel10.com › Portal Evangélico Ajuda |  Política de privacidade |  Termos de uso |  Quem somos |  Fale conosco
 Gospel 10 › 2008-2014. v4. Todos os direitos reservados