Cadastre-se Grátis  |  Esqueci a senha
login:   senha:  

evertonchemp

Nível 7

Conselhos para um pregador iniciante

Eu preguei algumas vezes há um tempo atrás...

Estou querendo voltar à ativa, mas faz muito tempo mesmo; e eu preguei poucas vezes. Gostaria que os irmãos me ajudassem e me dessem conselhos sobre a arte de pregar ou sobre qualquer coisa do gênero.

Quem não é pregador, também pode comentar; pode elogiar algo que algum pregador que você conhece faz ou criticar algo de outro...
Mas sem mencionar nomes nem denominação!

Grato pela participação.
--
A Lei de Deus, é o amor!!!
Categoria: Igreja e religião  |  284 visualizações |  20 respostas  
Quarta, 19 de Junho de 2013 13:20  | Compartilhe esse link:

20 respostas para este tópico

este usuário não existe mais
Você conhece o Senhor e certamente sabe também que o Senhor lhe instruirá em tudo o que deverá falar, tendo em vista que a mensagem vem do Senhor para que o pregador a transmita aos ouvintes.

Quanto a pregação; o Espírito Santo lhe instruirá acerca do tero da mensagem que Ele deseja trazer aos ouvintes; seja de exortação, de ânimo, de repreensão e até mesmo de protesto. Você já pregou, embora fora há muito tempo, sabe como funciona quando Deus está à frente.

No mais, confiemos no que diz a Palavra de Deus em Fp 2.13: Porque é Deus que opera em nós tanto o querer quanto o realizar de acordo com a sua perfeita vontade.

Que Deus lhe abençoe nesta nova empreitada, tenho certeza que você será um instrumento nas mãos do Senhor para pregar a Palavra.
Quinta, 20 de Junho de 2013 16:16 
evertonchemp respondeu:

Amém!!!!
Glória a Deus!!!
Sexta, 21 de Junho de 2013 21:46 

necessitada

Nível 13
Meu irmão,

Fico feliz com a notícia! Que benção maravilhosa! Louvado seja o nome do Senhor! Que Deus te abençoe muito e te transforme num pregador segundo o coração de Deus!

Conselhos:

1 - Não pregue algo que você não vive! Por exemplo, não pregue sobre perdão se no fundo tem alguém que o irmão ainda precisa perdoar!

2 - Tenha intimidade com Deus! Leia a bíblia, seja um homem de oração e jejum e dê um bom testemunho! Parece óbvio, mas alguns pregadores esquecem disto!

3 - Use aliança! O irmão é um homem casado! (Aliás, parabéns por deixar isso bem claro na sua foto!) As pessoas (ou pelo menso as mulheres) reparam! Pega muito mal um pregador casado que não usa aliança! Eu falo isso por conhecer um pregador assim! Várias amigas minhas me perguntam se ele é casado (as pessoas geralmente esperam que um pregador seja) e quando eu digo que sim elas perguntam o motivo dele não usar aliança. Eu não sei o motivo, morro de vontade de falar isso com ele, mas falta coragem. Mas elas ficam horrorizadas e é motivo de não dar crédito a pregação! Não cometa o mesmo deslize!

Quando nós realizarmos um culto do gospel10 quem sabe o irmão poderia pregar!

Que Deus te abençoe!
Quinta, 20 de Junho de 2013 18:47 
evertonchemp respondeu:

Amém!!!!
Seria muto bom se tivesse um culto no G10!!!
Acho que seria online...
Eu ficaria feliz com essa honra de trazer a Palavra de Deus para os irmãos!!!
Sobre a aliança, eu uso sempre...
Não saio de casa sem ela...
Mas é bom saber que as pessoas reparam os detalhes...
Sexta, 21 de Junho de 2013 21:51 
necessitada respondeu:

Everton,

As pessoas reparam sim! Se quando nos convertemos tudo o que fazemos é vigiado e motivo de escândalo quando trona-se um pregador este fenômeno multiplica-se por 1000! Então muito mais importante do que como se prega é como se vive. Assim, um pregador prega muito mais sendo um bom filho, um bom vizinho, um bom funcionário, um bom pagador do que quando está na plataforma. A mensagem em si é simples.

Quanto ao culto no G10: Seria maravilhoso! Só não sei como isso podia acontecer, mas poderia ser periódico: Uma vez por mês por exemplo. Tenho certeza que seria uma benção!
Sábado, 22 de Junho de 2013 11:18 
evertonchemp respondeu:

É verdade irmã Danielle!!!!
A verdadeira pregação e principalmente o evangelismo, se faz com a vida diária...
As palavras apenas completam nossas atitudes...

Sobre o culto do G10...
Seria uma benção mesmo!!!
Quem sabe um dia os organizadores do site conseguem uma maneira de tornar isso possível...
Sábado, 22 de Junho de 2013 17:38 

ricgabriel

Nível 54
Ensine o que Deus antes lhe ensinou (atente bem, Deus e não homem religioso) e aquilo que você mesmo obedece. Estude hermenêutica, teologia sistemática, oratória e exegese bíblica. Faça somente o que Deus lhe pede, não pregando para imitar ou ser melhor do que alguém, cobiçando cargos, poder ou reconhecimento entre os irmãos da igreja.
Sexta, 21 de Junho de 2013 21:51 
evertonchemp respondeu:

Olá Ricgabriel!!!!
A quanto tempo hein?!
Gostei dos conselhos...
Realmente temos que ser porta voz de Deus!!
Só podemos falar o que ouvimos do Senhor...
Eu entendo que Deus nos chama para sermos discípulos e aprendermos Dele, depois nós passamos adiante nossos aprendizados...
Sobre essas matérias...
Você conhece algum site de confiança onde eu possa baixar essas apostilas?
Abraço irmão!!!
Some de novo não hein?!
Sábado, 22 de Junho de 2013 17:44 
ricgabriel respondeu:

Você pode encontrar assuntos escritos por vários autores em formato PDF, até livros tem. Você tem que ver se o mesmo prega a mesma doutrina da sua congregação/pastor/bíblica. Se você se interessar pela doutrina reformada, tem o monergismo.com e o internautascristaos.com.br. Obrigado pelo carinho, foram meses de intenso trabalho e evitação de internet rs.
Sábado, 22 de Junho de 2013 23:29 

xsara33

Nível 5
O pregador iniciante tem que ter temor á Deus, amor pelo próximo, e coragem para pregar a verdade! Paz!
Domingo, 23 de Junho de 2013 09:54 
evertonchemp respondeu:

Amém!!!
Verdade irmã Xsara33!!!
Esses 3 pilares são fundamentais!!!
Domingo, 23 de Junho de 2013 13:04 

necessitada

Nível 13
Everton,

O melhor é aprender com o maior pregador de todos: Jesus. Analise bem as suas pregações na bíblia!

Responderam os servidores: Nunca homem algum falou assim como este homem.
(João 7:46)
Domingo, 23 de Junho de 2013 10:54 
evertonchemp respondeu:

Concordo irmã Danielle!!!
Simplicidade é o segredo para uma mensagem compreensiva e impactante!!
Jesus não ficava dando aula de teologia...
E olha que Ele é o criador!!!!
Ele podia dar um banho nos sacerdotes, escribas e fariseus da época!!!
Mas Ele sempre pregou com simplicidade, usando coisas do cotidiano para ilustrar sua mensagens!!!
Ótima observação!!!!
Vou me policiar nisso!!!
Domingo, 23 de Junho de 2013 13:10 
necessitada respondeu:

Everton,

Eu realmente acho que ficar ensinando teologia não muda a vida de ninguém. As vezes conhecimento demais até atrapalha (Veja o caso dos fariseus!) A mensagem importante é a mensagem de salvação!

É a mensagem de que somos todos pecadores e como consequência disto estamos condenados a morte. Mas Deus que nos ama muito mandou seu filho para morrer no nosso lugar para termos vida. Num sacrifício que não nos custa nada. Nós precisamos aceitar este sacrifício de Jesus por nós e deixar que Ele more em nosso coração!

Louvado seja o nome do Senhor!

Que Deus guie as suas pregações!
Segunda, 24 de Junho de 2013 19:11 

emilioserralha1

Nível 4
uma vida diária sempre com Jesus que tudo seja feito para honra e gloria de seu nome pois uma pessoa que decidiu ser representante de Cristo deve andar como ele andou nesta terra deve estudar a vida e seu ministério de Jesus nesta vida .
Terça, 25 de Junho de 2013 16:21 
evertonchemp respondeu:

Amém!!!
Terça, 25 de Junho de 2013 18:56 

necessitada

Nível 13
Um bom pregador não é aquele que é o homem de poder ou o que decorou a bíblia ou o de oratória, mas é o servo pobre e necessitado que deixa Deus agir.

Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.
(2 Coríntios 4:7)
Sábado, 06 de Julho de 2013 10:09 
evertonchemp respondeu:

É verdade irmã Danielle...
Um amigão meu de outra denominação também me falou sobre isso...
Ele disse que com o passar do tempo e com as pessoas elogiando, ele já caiu algumas vezes no engano de achar que tem a capacidade de pregar qualquer texto na hora que quiser...
E com isso ele não se preparava; resultado...
A mensagem não fluiu...
Ele sentiu que estava sozinho no altar...
Foi uma experiência horrível, segundo ele...
Somos apenas o microfone, quem fala é o Espírito Santo!!
Sábado, 06 de Julho de 2013 13:48 

necessitada

Nível 13
Everton,

É sempre bom tomar muito cuidado de conferir cada informação que se passa numa pregação e de preferência só pregar o que está na bíblia. Pois existem pessoas muito chatas que podem te procurar somente para te contradizer. Então usando informações adicionais que o irmão não domina existe a chance de uma pessoa que saiba mais sobre o assunto que o irmão desacreditá-lo.

Mas mesmo pregando somente o que está na bíblia tenha a certeza de tudo que o irmão tá falando e com as referências bíblicas anotadas. Mesmo que o irmão não cite o tempo todo na pregação pq pode ficar chato ter os textos anotados te protege de eventuais perguntas maliciosas.

Eu sei que é incrível! E que é falta de educação, mas tem gente que ama perturbar o pregador!

Proteja-se com a palavra de Deus!
Domingo, 07 de Julho de 2013 07:01 

este usuário não existe mais
O objetivo da pregação do evangelho é ganhar vidas para Jesus.
Os homens precisam ser conquistados para Jesus através do Evangelho.
Então a mensagem deve estar voltada para esse objetivo.
Fazer o coração afastado de Deus, se voltar para Ele novamente, quebrantado e contrito, arrependido e chorando, clamando por graça, salvação, perdão e misericórdia.
Vemos pregações cheias de teologia, mas não tem nenhuma aplicabilidade, nada prático, é só muito conhecimento, o pregador ganha reconhecimento, mas não ganha alma para Jesus.
Que o Senhor nos use para pescar vidas no mar do mundo.
Como disse um grande pregador, Geziel Gomes: Se você não ganha almas, você é um zero a esquerda, mas se você ganha almas, seu nome no céu é Campeão!
Domingo, 07 de Julho de 2013 22:42 

Conteúdo liberado apenas para usuários cadastrados no site

Faça Login   ou   Cadastre-se Grátis  

Gospel 10 na Internet
Crie um tópico no Fórum

Newsletter
Receba as novidades do Gospel 10 periodicamente, diretamente em seu e-mail.

E-mail:

Atenção: Os conteúdos postados no site não revelam, necessariamente, a opinião do Gospel 10.
A maioria são enviados pelos usuários, que podem ter opiniões teológicas diferentes dos idealizadores deste site

Gospel10.com › Portal Evangélico Ajuda |  Política de privacidade |  Termos de uso |  Quem somos |  Fale conosco
 Gospel 10 › 2008-2014. v4. Todos os direitos reservados