Cadastre-se Grátis  |  Esqueci a senha
login:   senha:  
Você está aqui: Gospel 10 » Fórum » Bíblia » Amor é dom?

este usuário não existe mais

Amor é dom?

Queridos irmãos e amigos,

A Bíblia nos fala sobre os diversos dons do Espírito (Rm 12. 3-8, 1Co 12 e 14) e sobre os frutos do Espírito (Gl 5.22).

Gostaria de promover essa enquete perguntando se o amor é um dom; ou seja, alguns cristãos durante a sua caminhada desenvolvem o dom de amar; ou, se o amor não é um dom, mas sim uma característica, uma marca de todo aquele que tem Jesus como Senhor e Salvador de sua vida?

Forte abraço a todos.
Categoria: Bíblia  |  2992 visualizações |  20 respostas  
Quarta, 17 de Novembro de 2010 14:14  | Compartilhe esse link:

20 respostas para este tópico

adoratorsp

Nível 5
Eu vejo que o amor é uma característica, uma evidência de uma pessoa que é discupulo de Cristo, ele próprio diz que as pessoas reconheceriam seus discípulos quando estes praticassem o amor(João 13:35). Amar é algo que vem de Deus e que inflama nossos corações nos impulsiona a amar, a querer o bem do nosso próximo; aquele que realmente conhece a Deus ama o seu irmão(1João 4:8,21)
Quinta, 18 de Novembro de 2010 17:26 

dilmapan

Nível 1
acredito que amor seja mesmo um precioso dom, pois no mundo turbulento em que vivemos são poucos capazes de amar.
Quinta, 18 de Novembro de 2010 18:43 

rafaboyf12

Nível 7
sim...tem pessoas que tem este dom e nao sabe com ousa-las ,mas é so dar um empurraozinho enlas q elsa se revelam em seu ser
Sexta, 19 de Novembro de 2010 08:57 

adoratorsp

Nível 5
Alguém pode postar aqui onde na bíblia diz que o amor é um dom?
Sexta, 19 de Novembro de 2010 18:16 

euloren

Nível 6
fruto do espirito na verdade
Sábado, 20 de Novembro de 2010 13:19 
adailleite respondeu:

voce aprendeu que uma coisa só pode ser uma coisa não foi se é assim eu te digo que o amor é um mandamento pois está na biblia bem antes do fruto do espirito hora o fruto do espirito é o que pra voce pra min ele é um dom ou voce não recebeu ele do espirito (Espirito poi é o Espirito de Deus e não o seu espirito. logo tambem é dom)ensinar a palavra é um mandamento certo então não é dom? respondo é sim estlá o dom do ensino esse amor que é dom não se refere ao amor eros mas sim ao amor ágape aquele que está la em 1ª joão pois o amor vem de Deus e é desse que estamos falando logo se vem de Deus é dom de Deus o amor é o dom supremo experimenta tirar o amor da vida de um cristão. me diz agora que dom sobrou nenhum leia la 1ª cor 13 ainda que eu fale a lingua dos anjos e dos homens se não tiver amor e assim por diante voce vai ver que sem o dom do amor que vem de Deus todos os outros não são nada.
Domingo, 10 de Agosto 17:27 

eterna

Nível 4
O amor e a caridade são o complemento da lei de justiça, porque amar ao próximo é fazer todo o bem possível, que desejaríamos que nos fosse feito. Este é o sentido das palavras de Jesus: “Amai-vos uns aos outros, como irmãos”.
A caridade, segundo Jesus, não se restringe à esmola, mas abrange todas as relações com os nossos semelhantes, quer se trate de nossos inferiores, iguais ou superiores. Ela nos manda ser indulgentes, porque temos necessidade de indulgência, e nos proíbe humilhar o infortúnio, ao contrário do que comumente se pratica. Se um rico nos procura, atendemos com excesso de consideração e atenção, mas se é um pobre, parece que não devemos nos incomodar com ele. Quanto mais, entretanto, sua posição é lastimável, mais devemos temer aumentar a desgraça pela humilhação. O homem verdadeiramente bom procura elevar o inferior aos seus próprios olhos, diminuindo a distância entre ambos.

Domingo, 21 de Novembro de 2010 14:12 

eterna

Nível 4
Sim pastora! Foi por amor a humanidade que Deus enviou seu filho. O amor é a maior expressão da bondade de Deus e Cristo é o símbolo deste amor.
Domingo, 21 de Novembro de 2010 16:52 

pastorajanizjoy

Nível 6
O Amor é um Dom e o mais valioso porque imprime todo o caráter de Deus: Deus É Amor...e quem atinge esse dom certamente já estará bem encaminhado nos outros....como todo dom podemos e devemos pedir ele a Deus e servir Deus(a Palavra) para os homens e os resgatar do pecado e da morte...Sem Amor o crente não tem verdadeiro sentido...Aleluia!!!
Segunda, 22 de Novembro de 2010 09:59 

adoratorsp

Nível 5
Insisto: alguém pode me mostrar na bíblia onde está escrito(capitulo e versículo) que amor é um dom???
Segunda, 22 de Novembro de 2010 14:20 

dpessanha

Nível 5
@adoratorsp

Fazendo uma pesquisa rápida eu realmente não achei nenhum verso que diga explicitamente “o amor é um dom“, mas podemos afirmar isso sem medo lendo I Cor. 12 e 13. No 12 o apóstolo está falando dos dons espirituais e no final do capítulo ele diz que mostraria um caminho mais excelente. Então ele começa a falar do amor. No final do capítulo 13 ele diz “agora permanecem a fé, a esperança e o amor, ESTES TRÊS“... estes o quê?
A fé é um dom. Logo, se ele coloca a esperança e o amor junto a este eu poderia dizer, sem medo de errar que eu posso ler assim: “agora permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três (DONS), mas o maior deles é o amor“.
Ajudei? :)
Segunda, 22 de Novembro de 2010 14:58 

adoratorsp

Nível 5
Querido dpessanha:

Não podemos usar os capítulos 12 e 13 de 1 Coríntios e nos basear nisso para dizer que amor é um dom. Em um capítulo Paulo escreve sobre dons a serviço para a igreja, descreve de forma ampla sobre os dons que haviam na igreja de Corinto e a importância deles; porém no proximo capítulo ele reconhece e faz as pessoas que lêem reconhecer também, que ele pode fazer de tudo, ter até os mais extraordinários dons(pode ver nos primeiros versículos) mas se ele não tiver amor, nada daquilo será util para ele. Note que ele não fala dom de amor, e sim do amor como uma essência superior a qualquer tipo de dom. Eu perguntei aqui se estava escrito, porque quando alguém diz algo que não está na bíblia, está dizendo HERESIA, é com isso que temos que tomar cuidado. Portanto o amor, assim como a misericórdia, a piedade, a justiça, a graça, etc... não frutos, características, evidências de um cristão autêntico.
Segunda, 22 de Novembro de 2010 15:12 

adoratorsp

Nível 5
Note que Paulo termina o capítulo 12 de 1 Corintios dizendo:“Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.“. Ele não diz: e eu vos mostrarei um dom ainda mais excelente, e sim um caminho mais excelente, ou seja, algo muito superior e mais que essencial. As pessoas acreditam que amor é um dom porque quando lêem 1 Coríntios 13 lá está o título: “O amor é um dom supremo“, sendo que os títulos que tem em textos da bíblia não foram traduzidos, e sim introduzidos. Amor é a personificação do carater de Deus, amor é a evidência do verdadeiro cristianismo, amor é um mandamento de Jesus, amor é essencial para que alguém possa ser moldado a imagem de Cristo..etc;
Terça, 23 de Novembro de 2010 10:51 

dpessanha

Nível 5
@adoratorsp

Na verdade eu só posso dizer isso lendo os capítulos 12 e 13. Como disse, “no final do capítulo 13 ele diz “agora permanecem a fé, a esperança e o amor, ESTES TRÊS“... estes o quê?
A fé é um dom. Logo, se ele coloca a esperança e o amor junto a este eu poderia dizer, sem medo de errar que eu posso ler assim: “agora permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três (DONS), mas o maior deles é o amor“.“.
Terça, 23 de Novembro de 2010 18:57 

reformador

Nível 6
“Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.Este é o grande e primeiro mandamento.O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.“
Amar é um mandamento de nosso Senhor porém sabendo Ele de nosso incapacidade de desenvolvermos este sentimento por nós mesmo Ele mesmo através de Seu Espírito Santo produz em nossos espíritos através do “fruto do Espírito que é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.
Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros.“Gl 5.22-26
Por isso que Paulo escreve a igreja em Corinto, uma igreja que apesar de ter desenvolvido todos os dons espirituais ainda eram carnais conforme esta escrito em 1Co3.3: “Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem?“. O apóstolo ensina que apesar de eles todos os dons o melhor de todos os caminhos era o amor, pois tudo passará e só permanecerá a fé, a esperança e o amor, mas o maior destes é o amor.
Por isso o amor não é um dom, porém amar é cumprir o mandamento de nosso Senhor e Deus, Jesus Cristo, com a ajuda bendita de Seu Espírito Santo que habita em nós testificando ao nosso espírito que somos Seus filhos.

Domingo, 19 de Dezembro de 2010 14:06 

fariarj

Nível 4
o amor q vem de Deus, esse é um dom
mas o amor q vem do homem, esse é só quando há troca.
Segunda, 12 de Setembro de 2011 23:56 

juanlcona

Nível 1
Existem dons e existem frutos, como a Bíblia nos diz, e o amor é realmente um fruto do Espírito, as caracteristicas de um dom, são que ele é um presente, algo doado por Deus, se dizermos que o amor é um dom, poderemos culpar a Deus se não amarmos o nosso irmão, Ele não nos deu o “dom“. O dom é algo que vem de fora para dentro, de Deus para o homem, enquanto o fruto é de dentro para fora é algo que pode demorar a vida toda para podermos ver o fruto. Sejamos sinceros, não amamos todo o mundo, se o amor fosse um dom dado a todos os homens, todos nos amariamos, pois teriamos recebido o dom do amor.
Juanlcona
Quarta, 30 de Novembro de 2011 17:09 

eddypfernandes

Nível 7
Eu acredito que sim, pois para amar de verdade é preciso ser apto a isso, e nem todos conseguem.
Quinta, 01 de Março de 2012 20:53 

adailleite

Nível 1
O que tens que não tenha recebido de Deus. Pela graça sois salvos mediante a fé e isso não vem de voz é dom de Deus. Porque Deus amou mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, não se engane o amor vem de Deus 1ª joão 4:8 e se vem de Deus é dom de Deus. Você pode disser a é um mandamento sim e pregar a palavra não é? Ide por todo mundo e pregai o evangelho, então o dom de ensinar não é dom e mandamento. Sobre o fruto do espirito pode ser dito o resultado de andar com Deus e no seu espirito são estes mas se voce observar amor alegria mansidão paz domínio próprio longanimidade benignidade bondade fidelidade complementão os dons de 1ºcorint como alguém pode exortar sem amor ensinar sem domínio próprio profetizar sem fidelidade e assim por diante tudo tanto em gálatas como em corit ou seja tem gente dizendo que o amor não é dom porque é fruto mas é tambem mandamento voçes querem ver como o amor não só é dom de DEUS mas também é o dom supremo experimenta tirar o amor. Me diz ai o que sobrou nada. por que, porque sem o dom do amor os outros desaparecem pois Deus é amor. em romanos 6;23 diz porque o salario do pecado é a morte mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna que dom gratuito e esse a palavra diz que foi por amor que Deus enviou seu filho então este dom é o amor ninguém pode negar que só pelo imenso amor de Deus é que somos salvos. voces estão parecendo os apóstolos quando indagaram a Jesus quem é o maior no reino de deus Jesus respondeu seja a quele que sirva a todos. O AMOR é assim quem ama serve por isso ele é o maior ou melhor dom que voce pode receber de Deus.
Domingo, 10 de Agosto 16:54 

adailleite

Nível 1
Adoratorsp quanto a sua pergunta onde está na bíblia que o amor é dom de Deus acho que já respondi mas se você não entendeu, talvez quando for maduro na fé você consiga enxergar com os olhos da fé.
Domingo, 10 de Agosto 17:04 

Conteúdo liberado apenas para usuários cadastrados no site

Faça Login   ou   Cadastre-se Grátis  

Gospel 10 na Internet
Crie um tópico no Fórum

Newsletter
Receba as novidades do Gospel 10 periodicamente, diretamente em seu e-mail.

E-mail:

Atenção: Os conteúdos postados no site não revelam, necessariamente, a opinião do Gospel 10.
A maioria são enviados pelos usuários, que podem ter opiniões teológicas diferentes dos idealizadores deste site

Gospel10.com › Portal Evangélico Ajuda |  Política de privacidade |  Termos de uso |  Quem somos |  Fale conosco
 Gospel 10 › 2008-2014. v4. Todos os direitos reservados