Cadastre-se Grátis  |  Esqueci a senha
login:   senha:  

Shekinah... O que é isso?

Segunda, 14 de Março de 2011  |  3335 visualizações
Categoria: Atualidade  |  Autor: Raimundo Nonato Pereira de Aguiar
Compartilhe esse link:
Atenção: Os artigos postados no site não revelam, necessariamente, a opinião do Gospel 10.
Os artigos são enviados pelos usuários, que podem ter opiniões teológicas diferentes dos idealizadores deste site
Essa palavra ultimamente está causando muita polêmica nas igrejas, no entanto, como pastor, minha intenção primeira não é promover distúrbios, mas realizar a paz e a conscientização sacramentado pelo bom senso e apoiado pelas Santas escrituras.

Em primeiro lugar essa palavra não existe na Bíblia, ela apenas é citada nos targuns e no talmude pelos rabinos antigos, outro fato é que ela existe como palavra hebraica e tem o seguinte significado: a eminente presença de Deus. E deriva do vocábulo também hebraico shakan (habitar). Até aqui é tudo o que podemos afirmar.

Existe uma corrente evangélica (que vez por outra inventam algo para parar o pentecostalismo e tudo que diz respeito a este) que atrela essa palavra a uma deusa sumeriana baseado em divagações filosóficas de um rabino rebelde.

Veja bem, não acredito que a maioria dos judeus sérios, aceitariam essa palavra vindo de um fugitivo da fé. Por outro lado mesmo que o fosse seria descabido o fato de alguém emprestar uma palavra, satanizá-la e depois perverter o sentido verdadeiro deixando-o de existir, Não! Mil vezes não!

Imagine agora não podermos mais usar o verde porque Oxossi se apossou dele ou o vermelho porque a pomba gíria declara ser dela e de fato a usa em seus rituais.

Não consigo conceber essa ideia, pelo contrário, (I Tm 4:4-5) tudo uma vez santificado é aceito por Deus (em circunstâncias controversas ou dependendo do momento) que não é o caso da palavra shekinah, essa palavra não foi inventada por uma entidade, ela existe no dicionário hebraico.

Se olharmos pelo prisma filológico (perceba que não escrevi filosófico) veremos que uma palavra pode sim embolar o meio de campo, mas nunca devemos fazer uma tempestade em um copo d´água.

Eu vou continuar cantando: “ Derrama tua shekinah sobre nós...” Deus entende que eu estou usando um vocábulo que mesmo não existindo na Bíblia sabe que não estou invocando nenhuma deusa e sim o adorando. E quem não quer cantar estaria errado? Minha resposta. Não!

Ora, em que ponto seria o nevrálgico? Simples... Apenas fazer com o coração voltado a Deus e com fé, agora se eu tenho dúvidas não convém cantar ou pronunciar essa palavra porque tudo o que não é de fé é pecado.(Rm 14:22).

Enfim entendo também o lado dos pastores que tentam sempre com atos e palavras proteger suas ovelhas indefesas.

Pensemos nisto!
Que Deus nos abençoe e faça resplandecer sobre nós a luz do seu rosto!



Raimundo Nonato Pereira de Aguiar

Igreja: Igreja de Deus Pentecostal do Brasil, Manaus, Amazonas
Formação: Graduado em teologia (Seminário maior Monte Sinais/IDPB) Filósofo e pós-graduado em Educação Especial pela Universidade Federal do Amazonas Cursando...
Descrição: Sou teólogo (Seminário maior Monte Sinais/IDPB), filósofo e pós-graduado em Educação Especial pela Universidade Federal do Amazonas, professor da rede Estadual de ensino e Analista Previdenciário concursado. Na igreja em que congrego sou Diretor d...

Clique aqui para ver mais artigos deste escritor


Comentários para "Shekinah... O que é isso?"




 Autor:
Raimundo Nonato Pereira de Aguiar
Sou teólogo (Seminário maior Monte Sinais/IDPB), filósofo e pós-graduado em Educação Especial pela Universidade Federal do Amazonas, professor da rede...




Gospel 10 na Internet


Envie Seu Artigo
Newsletter
Receba as novidades do Gospel 10 periodicamente, diretamente em seu e-mail.

E-mail:




Atenção: Os conteúdos postados no site não revelam, necessariamente, a opinião do Gospel 10.
A maioria são enviados pelos usuários, que podem ter opiniões teológicas diferentes dos idealizadores deste site

Gospel10.com › Portal Evangélico Ajuda |  Política de privacidade |  Termos de uso |  Quem somos |  Fale conosco
 Gospel 10 › 2008-2014. v4. Todos os direitos reservados