Cadastre-se Grátis  |  Esqueci a senha
login:   senha:  

Seja fiel tanto no pouco como no muito

Quarta, 23 de Dezembro de 2009  |  942 visualizações
Categoria: Doutrinárias  |  Autor: João Placoná
Compartilhe esse link:
Atenção: Os artigos postados no site não revelam, necessariamente, a opinião do Gospel 10.
Os artigos são enviados pelos usuários, que podem ter opiniões teológicas diferentes dos idealizadores deste site
"Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito." (Lucas 16:10)

O Mestre diz que quem é fiel no pouco é fiel no muito. Não é possível ser fiel no muito sem ser fiel no pouco.

Jesus fala dos valores terrenos, que nem nossos são! Ele lembra: Se não formos fiéis nas pequenas coisas, como receberemos as grandes que, por graça e de graça, são dádivas de Deus?

Deus nos confia um pouco que pode parecer muito certas vezes. Às vezes, também, achamos que Deus não confia tanto em nós e queremos ser mais na obra de Deus.

O fato é, muito ou pouco, Deus confiou algo a nós e nós devemos a Ele fidelidade eterna, não?

No decorrer de nossa caminhada ficamos fracos, abatidos e sem forças até mesmo para servir a Deus, por encontrarmos obstáculos em nosso caminho que nos fazem desistir de lutar.

Outras vezes, ficamos cegos com aquilo que o mundo nos oferece e assim como na parábola do filho pródigo, abandonamos tudo, guiados pelos prazeres do mundo. Mas, o que Deus realmente quer de nós? Que sejamos covardes perante as nossas responsabilidades de filhos de Deus? Claro que não!

A nossa fidelidade para com Deus deve ser total. Os que são fiéis no muito o devem ser no pouco e no quase nada. Não existem meios pecados, meias culpas, meias desculpas.

Quem erra uma vez tem sua culpa, mas quem erra duas vezes no mesmo caminho não tem muitas desculpas.

Deus não exige que sejamos perfeitos, Ele pede apenas que sejamos fiéis e tenhamos como meta nos assentar no trono da Graça.

Podemos, com os olhos fixos na cruz, mostrar nossa fidelidade nos pequenos atos do dia-a-dia, nas pequenas decisões, nos pequenos caminhos que escolhemos ou evitamos.

Fiel no pouco, fiel no muito. O Caminho para o céu é um só, ou estamos nele, ou fora dele.

Diz a bíblia que quem com Deus não ajunta, espalha - (Lucas 11.23). Pensamos pouco sobre isso e agimos menos ainda. Mas não estamos perdidos completamente, pois Deus conhece a sinceridade do nosso coração e nos afaga, nos aproxima dEle, nos pega em seus braços e nos traz para junto de Si.

Quando pensamos nos casos terríveis de corrupção como os que estão sendo veiculados na mídia, nós não pensamos em nos comparar com os que participam deles.

No entanto, uma coisa que poucos percebem é que essas pessoas não começaram cometendo erros tão grandes, elas aprenderam cometendo pequenos deslizes que, por falta de disciplina, foram sendo assimilados como hábitos.

Com o tempo, estes pequenos deslizes foram se repetindo e, à medida que não eram flagrados, iam aumentando tanto em valor como em audácia.

Jesus expõe nessa passagem do evangelho um princípio da vida: aquilo que você começa pequeno crescerá com você.

Ou seja, se você tiver um bom caráter nas pequenas coisas e tiver persistência para cultivá-lo, com o tempo, quando as suas responsabilidades e privilégios aumentarem, você ainda terá um bom caráter.

Mas se você abre mão de cultivar um caráter íntegro nas pequenas coisas, estará treinando para ser corrupto quando o poder e a influência estiverem à sua disposição.

Mentir no imposto de renda, fazer "gato", andar na contramão para não ter que ir até o próximo retorno, prometer e não cumprir, dormir até mais tarde e dizer que o trânsito é que estava ruim, faltar ao trabalho sem motivo e comprar um atestado médico, e por aí vai, com certeza você pode acrescentar outros exemplos.

Na tentativa de viver uma vida íntegra você enfrentará a barreira do deboche dos amigos que lhe apelidarão de "perfeitinho" e dirão constantemente que você é o trouxa da história, pois os "espertos" acabarão por aproveitar-se de você.

Mas a promessa de Jesus é que aquele que for fiel no pouco, sobre o muito será colocado (Mateus 25:23).

“Meu Senhor e meu Deus, em nome de Jesus ajuda-me a não negociar a minha integridade, de maneira que, desde as pequenas coisas, eu seja sal e luz do mundo."


--
João Placoná
As palavras que eu digo não são propriamente minhas, mas do Pai que vive em Mim. E Ele faz a sua obra por meu intermédio. João 14.10



João Placoná

Igreja: Igreja Cristã da Trindade
Formação: Instituto Betel de ensino Superior - Instituto Teológico Carisma Na vida secular tenho formação Superior em Administração de empresas e Ciências Cont...
Descrição: O meu chamado para o Ministério é de Presbítero, Mestre, Pregador, Ensinador e Palestrante.

Clique aqui para ver mais artigos deste escritor


Comentários para "Seja fiel tanto no pouco como no muito "




 Autor:
João Placoná
O meu chamado para o Ministério é de Presbítero, Mestre, Pregador, Ensinador e Palestrante.




Gospel 10 na Internet


Envie Seu Artigo
Newsletter
Receba as novidades do Gospel 10 periodicamente, diretamente em seu e-mail.

E-mail:




Atenção: Os conteúdos postados no site não revelam, necessariamente, a opinião do Gospel 10.
A maioria são enviados pelos usuários, que podem ter opiniões teológicas diferentes dos idealizadores deste site

Gospel10.com › Portal Evangélico Ajuda |  Política de privacidade |  Termos de uso |  Quem somos |  Fale conosco
 Gospel 10 › 2008-2014. v4. Todos os direitos reservados