Cadastre-se Grátis  |  Esqueci a senha
login:   senha:  
Você está aqui: Gospel 10 » Artigos » Outras » O dom da misericórdia

O dom da misericórdia

Sexta, 25 de Junho de 2010  |  2418 visualizações
Categoria: Outras  |  Enviado por: leohorta
Compartilhe esse link:
Atenção: Os artigos postados no site não revelam, necessariamente, a opinião do Gospel 10.
Os artigos são enviados pelos usuários, que podem ter opiniões teológicas diferentes dos idealizadores deste site
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia. - Mateus 5:7

Atualmente alguns dons espirituais são motivos de muitos debates e reflexões no meio cristão. Os dons de falar em línguas estranhas e de profetizar, por exemplo, estão sempre entre os assuntos de maior atenção entre evangélicos das mais diferentes denominações. As opiniões são diversas e mais antagônicas possíveis. Inúmeras pregações foram feitas sobre estes dons mais famosos, textos acadêmicos e estudos bíblicos já foram publicados. Seminários teológicos, fóruns e palestras também abordaram os aspectos mais conhecidos deste assunto.

Entretanto, um dom muito importante e pouco conhecido e exercido é o dom de misericórdia (Romanos 12:1–8). Poucas vezes pregadores abordam este tema, há rara bibliografia sobre o assunto e poucos cristãos conversam sobre isso. Apesar de não ser algo recorrente entre os seres humanos, a misericórdia é algo importante para o Criador. Fato que comprova o valor da misericórdia para Deus é a freqüência que é citada na Bíblia.

De acordo com os dicionários da língua portuguesa, misericórdia significa compaixão, graça e perdão. O significado desta palavra foi algo praticado com intensidade por Jesus Cristo. Um exemplo foi o que o próprio Senhor falou, ao ser crucificado, em relação àqueles que os perseguiam: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23:34a). Ele fez deu inúmeros ensinamentos sobre misericórdia, como na ocasião em que afirmou: “quem tiver duas túnicas, reparta com quem não tem, e quem tiver comida, faça o mesmo” (Lucas 3:11).

Outro exemplo clássico das Escrituras Sagradas sobre o exercício da misericórdia é a história popularmente conhecida como do “bom samaritano” (Lucas 10:25 a 37). Neste episódio bíblico, um intérprete da Lei perguntou a Jesus Cristo o que fazer para herdar a vida eterna (Lucas 10:25). O messias respondeu ao indagador com outra questão, sobre qual a opinião do próprio hermeneuta sobre como conseguir a vida eterna (Lucas 10:26).

O estudioso respondeu ao Cristo que para herdar a vida eterna é preciso amar a Deus acima de tudo, e ao próximo como a si mesmo (Lucas 10:27). Em seguida perguntou a Jesus quem seria seu próximo (Lucas 10:29). O Senhor então conta a história de um homem que foi assaltado e ferido por ladrões. Dois homens, um sacerdote e outro letiva, passaram indiferentes pelo moribundo. Entretanto, apesar da indiferença deles, uma terceira pessoa apareceu e socorreu a vítima (Lucas 10:30–37).

O messias chama de bem aventurados quem exerce misericórdia (Mateus 5:7). O apóstolo Paulo, na carta aos Romanos, incentiva as pessoas a exercerem a misericórdia chorando com quem chora (Romanos 12:15b). O mesmo autor diz que Deus tem misericórdia dos homens por amar as pessoas – mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou (Efésios 2:4). Além das referências bíblicas citadas, em outros textos das Escrituras Sagradas há explanações sobre o assunto.

Com tamanha importância para o Criador, a misericórdia é algo necessário e que deve ser exercido. Ainda que ser misericordioso seja algo difícil ou penoso para alguns indivíduos, é algo necessário para qualquer ser humano que queira ser verdadeiramente cristão. Aqueles que não conseguem exercer misericórdia precisam nascer novamente – evangelho de João, capítulo 3.





Comentários para "O dom da misericórdia"




 Enviado por:

leohorta
Leonardo Silva Horta
Nível 3
Cadastrado desde:
Sexta, 25 de Junho de 2010
Localização:
Belo Horizonte, Minas Gerais - Brasil




Gospel 10 na Internet


Envie Seu Artigo
Newsletter
Receba as novidades do Gospel 10 periodicamente, diretamente em seu e-mail.

E-mail:




Atenção: Os conteúdos postados no site não revelam, necessariamente, a opinião do Gospel 10.
A maioria são enviados pelos usuários, que podem ter opiniões teológicas diferentes dos idealizadores deste site

Gospel10.com › Portal Evangélico Ajuda |  Política de privacidade |  Termos de uso |  Quem somos |  Fale conosco
 Gospel 10 › 2008-2014. v4. Todos os direitos reservados