Cadastre-se Grátis  |  Esqueci a senha
login:   senha:  
Você está aqui: Gospel 10 » Artigos » Doutrinárias » Fofocas

Fofocas

Terça, 13 de Julho de 2010  |  5068 visualizações
Categoria: Doutrinárias  |  Autor: Sidney Moreira da Silva
Compartilhe esse link:
Atenção: Os artigos postados no site não revelam, necessariamente, a opinião do Gospel 10.
Os artigos são enviados pelos usuários, que podem ter opiniões teológicas diferentes dos idealizadores deste site
Amados (as) de DEUS a Paz do SENHOR JESUS!

Vamos comentar um assunto que, infelizmente, insiste em se fazer presente no meio do povo de DEUS: A fofoca!!!

A Palavra de DEUS nos orienta e adverte a respeito do falar dos tolos (e aqui se inclui a fofoca), que pode inflamar os ânimos de algumas pessoas, trazendo sobre a vida daquele que “fofocou” severas ameaças e punições por parte de DEUS Todo Poderoso.

Em Êxodo 20:16 e 23:1, a Bíblia fala sobre o falso testemunho (a fofoca), onde o próprio DEUS fala para Moisés alertar o seu povo: Não dirás falso testemunho..., Não admitirás falso rumor... Inclusive faz parte dos Dez Mandamentos que DEUS, Todo Poderoso, entregou para Moisés.

Em Deuteronômio 5:20, Moisés repete para todo o povo o mandar de DEUS: “E não dirás falso testemunho contra o teu próximo.” DEUS aqui não está dizendo que podemos dizer falso testemunho (fofoca) contra nosso inimigo, aquele que nos aborrece. Não! Ele diz: ao teu próximo! Não podemos “fofocar” contra a vida de ninguém, seja ele amigo, irmão, vizinho, ou até mesmo nosso inimigo. O Falso testemunho é contrário à soberana vontade de DEUS.

Asafe, quando compôs o Salmo 50, declara, nos versículos 19 a 22, que o falar mal das pessoas pode trazer a ira do SENHOR sobre o falante e não há ninguém que o livre de ser despedaçado por DEUS.

Os boatos (fofocas) têm uma característica perigosa e avassaladora. A fofoca percorre uma escala que vai de conversas de natureza íntima, pessoal e sensacionalista a afirmações que difamam e estragam a reputação ou a felicidade de alguém. As conversas são, geralmente, povoadas de críticas. O SENHOR lista os fofoqueiros ao lado dos inimigos de DEUS, dos desleais, dos insolentes e dos homicidas (Rm 1:28-32).

A Bíblia, Palavra de DEUS, é clara quanto aos prejuízos (Pv 16:28; 18:6-8), e consequências da fofoca e da maledicência (Salmo 101:5; Mt 12:36-37).

Espalhar mentiras (fofocas) e também sair contando fatos verdadeiros parcial ou integralmente pode também atrair a ira de DEUS. Comentar algo a respeito de alguém que não ajude nem edifique pode ser considerado fofoca. DEUS tem a fórmula adequada para lidar com o indivíduo que se encontra em pecado (Mt 18:15). Devemos abordar a pessoa em questão, e ninguém mais, para dar início ao paciente processo de sua restauração diante de DEUS, caso estejamos preocupados com a sua felicidade eterna (Gl 6:1).

Dar ouvidos a boatos (fofocas) é tão ruim quanto espalhar palavras perversas (1Sam 24:9; Pv 17:4). A marca da maturidade espiritual é saber controlar a própria língua (Tg 1:26). A fofoca e a maledicência são armas de satanás.

Na explanação do apóstolo Paulo sobre o estilo de vida santo que as mulheres espiritualmente amadurecidas devem ter para ensinar as mais jovens, ele inclui uma advertência a respeito da maledicência, além de uma admoestação para que não acusem os outros e não sejam caluniadoras nos relacionamentos (1Tm 3:11; Tt 2:3).

Nada é tão cortante como uma espada afiada do que a mágoa causada por palavras dolorosas. A fofoca não é, jamais, um ato de bondade. Ela diminui a pessoa sobre a qual se fala. Ela desgraça o cristão que a pratica. Ela serve de tentação e de armadilha para o ouvinte que participa desse tipo de maldade.

Oremos, irmãos e irmãs, para que DEUS nos ajude a tirar do nosso meio a fofoca.

Fonte de pesquisas: A Bíblia da Mulher


--
Sidney Moreira da Silva
Abraços fraternais, Pb. Sidney Moreira ADCD - A igreja que vence desafios!



Sidney Moreira da Silva

Igreja: Assembleia de Deus Central do Dourado, no bairro de Cordovil - RJ
Formação: Sou Presbítero, mas não tenho formação Teológica.

Clique aqui para ver mais artigos deste escritor


Comentários para "Fofocas"




 Autor:
Sidney Moreira da Silva
Assembleia de Deus Central do Dourado, no bairro de Cordovil - RJ




Gospel 10 na Internet


Envie Seu Artigo
Newsletter
Receba as novidades do Gospel 10 periodicamente, diretamente em seu e-mail.

E-mail:




Atenção: Os conteúdos postados no site não revelam, necessariamente, a opinião do Gospel 10.
A maioria são enviados pelos usuários, que podem ter opiniões teológicas diferentes dos idealizadores deste site

Gospel10.com › Portal Evangélico Ajuda |  Política de privacidade |  Termos de uso |  Quem somos |  Fale conosco
 Gospel 10 › 2008-2014. v4. Todos os direitos reservados