Cadastre-se Grátis  |  Esqueci a senha
login:   senha:  
Você está aqui: Gospel 10 » Artigos » Vida Cristã » Cooperação

Cooperação

Terça, 01 de Agosto  |  58 visualizações
Categoria: Vida Cristã  |  Enviado por: winston
Compartilhe esse link:
Atenção: Os artigos postados no site não revelam, necessariamente, a opinião do Gospel 10.
Os artigos são enviados pelos usuários, que podem ter opiniões teológicas diferentes dos idealizadores deste site
Deus criou o homem como ser gregário, que precisa viver em grupo, cooperando com seus semelhantes. Mas a sociedade pós-moderna vive hoje o que os especialistas chamam de “era do individualismo”. Envolvidas por esse momento – que traz consigo o culto ao egocentrismo – as pessoas estão cada vez menos engajadas em causas que buscam o bem comum e se afastam, portanto, cada vez mais do papel para o qual o Senhor as criou.

Se Deus criou o homem como ser gregário, quanto mais a nós cristãos chamou – no exercício de um ministério da Sua obra – para estarmos em cooperação com nossos irmãos, igualmente por Ele chamados. Não podemos ser pretensiosos a ponto de acharmos que seríamos convocados pelo Senhor isoladamente, por sermos melhores ou mais capacitados que outros, embora Ele nos coloque nos lugares que deseja visando o uso daqueles dons com os quais nos dotou. Mas temos que ter em mente que o uso daqueles dons é sempre para a Sua glória, nunca para a nossa vã promoção e auto-afirmação pessoal. Nunca somos, definitivamente, o melhor, e muito menos o último biscoito do pacote. O apóstolo Paulo, em 1 Coríntios 16.16, nos exorta: “que também vos sujeiteis a esses tais, como também a todo aquele que é cooperador e obreiro.”

Às vezes não é fácil trabalhar em equipe, mas não podemos nos esquecer o motivo de estarmos envolvidos naquilo para o que fomos arregimentados: a glória de Deus e a construção do Seu reino. Por isso precisamos ser tolerantes e compreensivos, amando-nos uns aos outros, como Paulo ensina em Colossenses 3.13: “Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós;”

Deus claramente nos vê como membros de uma verdadeira equipe de filhos Seus, convocados para disputar infindas, e por vezes renhidas lutas contra o mal que impera no mundo, imerso como sabemos, em um mar de vorazes e ativos discípulos de satanás, prontos a cooptar-nos para que passemos a fazer parte da equipe das trevas.

E o apóstolo, chamando nossa atenção para a responsabilidade perante Aquele que nos chamou, novamente nos conclama em 2 Coríntios 8.23: “E nós, na qualidade de cooperadores com ele, também vos exortamos a que não recebais em vão a graça de Deus”.

Em tempos de copa do mundo de futebol, é interessante observarmos a analogia que pode ser feita entre a nossa atuação em nossos ministérios na igreja e o papel que cada jogador desempenha em sua equipe. Assim como cada membro da sua equipe nacional foi convocado e tem funções e responsabilidades próprias da posição em que atua, nós também; da mesma forma como nenhum jogador pode dispensar a valiosa cooperação de seus companheiros de equipe, se quiser ser bem sucedido, também nós precisamos estar conscientes de que sós nada podemos. E tal como numa equipe de futebol, quanto mais “afinados”, entrosados, atuando como “por música” uns com os outros, como dizem alguns experts do assunto, melhores resultados obteremos. Agora, se algum “craque” decide jogar para a torcida, pensando só em aparecer, esquecendo sua condição de membro do grupo, todo o time padece. É fundamental que nos encorajemos mutuamente, nos apoiemos e trabalhemos juntos, como o apóstolo João afirma em 3 João 8: “para nos tornarmos cooperadores da verdade.”

Irmãos, pertencemos à Equipe da Luz, e não podemos perder de vista que o tempo todo estamos batalhando contra o time das trevas, que é equipe perseverante, “encardida”, extremamente devotada a seu líder máximo, que é o inimigo de Deus e nosso.

O modelo da igreja primitiva, conforme descrito no livro de Atos, ainda deve ser um modelo para nós hoje em dia, se quisermos realmente estar firmes para transpor as últimas situações pelas quais deveremos passar, antes de nos encontrarmos com Jesus. Infelizmente, a cada dia que passa, vemos que as indispensáveis condições de unidade, companheirismo, generosidade, amor mútuo, cooperação, estão cada vez em menor evidência em na vida de irmãos na fé, dando lugar aos perniciosos e deletérios individualismo, egoísmo, a não edificação e a falta de consideração e de respeito pelo próximo.

Nunca percamos o foco do porque de nossa abençoada chamada por nosso Deus, lembrando o que Paulo nos diz em Efésios 4.15,16: “Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.”

Que o Senhor nosso Deus nos conceda a graça de o Seu amor infindo permear-nos sempre, para que sejamos fontes a espargir este amor a todos que nos cercam, especialmente sobre aqueles com quem devemos cooperar. Assim agradecidos oramos no nome de Jesus. Amém.

Winston Ramalho
www.decoracaoacoracao.com.br


Este artigo foi enviado por winston, fonte: www.decoracaoacoracao.com.br




Comentários para "Cooperação"




 Enviado por:

winston
WINSTON RAMALHO
Nível 4
Cadastrado desde:
Sábado, 29 de Outubro de 2016
Localização:
Curitiba, Paraná - Brasil




Gospel 10 na Internet


Envie Seu Artigo
Newsletter
Receba as novidades do Gospel 10 periodicamente, diretamente em seu e-mail.

E-mail:




Atenção: Os conteúdos postados no site não revelam, necessariamente, a opinião do Gospel 10.
A maioria são enviados pelos usuários, que podem ter opiniões teológicas diferentes dos idealizadores deste site

Gospel10.com › Portal Evangélico Ajuda |  Política de privacidade |  Termos de uso |  Quem somos |  Fale conosco
 Gospel 10 › 2008-2017. v4. Todos os direitos reservados